Brasília e as Musas

Por Ernesto Silva

No dia 12 de setembro de 1958, o Correio da Manhã, do Rio, publicou, sob o título BRASÍLIA E AS MUSAS:

“Três figuras marcaram o ponto alto da edificação de Brasília. São elas: o Sr. Israel Pinheiro, o Sr. Bernardo Sayão e o Sr. Ernesto Silva”. Para celebrar sua ativa colaboração na nova empresa, os poetas locais fizeram este versinho:

O açúcar e o mel
são filhos do Israel.
A carne e o pão
são filhos do Sayão.
E o resto?
é do Ernesto.”

Quando Sayão foi escolhido pelo Presidente da República um dos diretores da NOVACAP, os políticos ligados ao Governo de Goiás não gostaram da indicação: eles desejavam a nomeação de um elemento do Governador José Ludovico de Almeida.

Inicialmente, levantaram a hipótese de que a nomeação era incompatível com o cargo de vice-governador de Goiás. Sabedor da resistência, chamei Sayão e o pus a par do que se passava e o aconselhei a renunciar ao cargo de vice-governador se persistisse o impasse.

Mas tudo foi acomodado e Sayão permaneceu como vice, em Goiás, e como diretor da NOVACAP.

Ernesto Silva – Foi médico, escritor e construtor de Brasília. Texto extraído de seu livro História de Brasília – Um sonho. Uma esperança. Uma realidade. CDL, 1997.


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!
COMPRE AQUI

CLIQUE NO ANÚNCIO PARA AJUDAR NOSSO PROJETO:
[instagram-feed] [instagram-feed]