Está descoberta a causa da morte de peixes no Lago Paranoá: a água do reservatório está contaminada com cianobactérias. O anúncio foi feito pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) nesta quinta-feira (17/11). Por conta da situação, os órgãos pedem que a população evite o banho e a pesca na parte sul do Lago.

O problema se estende entre a foz do Riacho Fundo e o Pontão do Lago Sul e, além da morte dos peixes, causa uma mudança na cor da água, que passa a ser de um verde intenso. Os órgãos de controle ainda não sabem o que está causando a contaminação. Por isso, a restrição de acesso à água permanece até que se volte a ter condições normais de segurança.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) afirma que a Estação de Tratamento de Esgoto Sul, a mais próxima da região onde ocorre o florescimento das cianobactérias, funciona sem problemas. Técnicos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) também farão a checagem das galerias de águas pluviais que desaguam no trecho.

De acordo com a Adasa, o fenômeno está sob monitoramento desde sexta-feira (11/11). A agência afirma que, inicialmente, o problema estava restrito a um trecho específico do lago, entre a Via L4 e as QL 4, 6 e 8 do Lago Sul. No entanto, nos últimos dias, a área afetada tem se expandido.

As cianobactérias produzem toxinas que podem causar danos à saúde de humanos e animais, como problemas hepáticos e neurológicos.

Fonte: Metrópoles 

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826. Camiseta Chico Mendes 

 

 

Comentários

%d blogueiros gostam disto: