Está descoberta a causa da morte de peixes no Lago Paranoá: a água do reservatório está contaminada com cianobactérias. O anúncio foi feito pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) e pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) nesta quinta-feira (17/11). Por conta da situação, os órgãos pedem que a população evite o banho e a pesca na parte sul do Lago.

O problema se estende entre a foz do Riacho Fundo e o Pontão do Lago Sul e, além da morte dos peixes, causa uma mudança na cor da água, que passa a ser de um verde intenso. Os órgãos de controle ainda não sabem o que está causando a contaminação. Por isso, a restrição de acesso à água permanece até que se volte a ter condições normais de segurança.

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) afirma que a Estação de Tratamento de Esgoto Sul, a mais próxima da região onde ocorre o florescimento das cianobactérias, funciona sem problemas. Técnicos da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) também farão a checagem das galerias de águas pluviais que desaguam no trecho.

De acordo com a Adasa, o fenômeno está sob monitoramento desde sexta-feira (11/11). A agência afirma que, inicialmente, o problema estava restrito a um trecho específico do lago, entre a Via L4 e as QL 4, 6 e 8 do Lago Sul. No entanto, nos últimos dias, a área afetada tem se expandido.

As cianobactérias produzem toxinas que podem causar danos à saúde de humanos e animais, como problemas hepáticos e neurológicos.

Fonte: Metrópoles 


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!

COMPRE AQUI

 

 

%d blogueiros gostam disto: