Matizes Dumont no Museu da República em Brasília

Desde 22 de fevereiro está aberta ao público a exposição “Entre Rios – Entre nós” no Museu da República em Brasília.

O conjunto de bordados da exposição é um registro poético-visual que simboliza a luta pelos valores humanos, sociais e ambientais e cumpre a função da arte de educar e mobilizar o visitante para mergulhar nas águas da sensibilidade e da convivência harmoniosa com a natureza.

Coleção de telas bordadas pelo grupo Matizes Dumont – “O rio que mora em mim”

 A exposição percorre os caminhos da memória e da revitalização de saberes, dialoga e fortalece a cultura e o patrimônio imaterial brasileiro, a biodiversidade, contribui para ampliar a discussão em torno da água e da busca da paz.

Abertura da Exposição em 22 de fevereiro de 2018 – Obra “Festa na beira d’água

A exposição apresenta duas partes:

  1. O rio que mora em mim: Produção criativa de autoria do  Grupo Matizes Dumont, um registro da vida na beira d’água em forma de 16 telas bordadas em diferentes técnicas;

Abertura da Exposição em 22 de fevereiro de 2018 

Painéis bordados pelo grupo Matizes Dumont

Obra: “Rio São Francisco”    

      Obra: “O menino e a bicicleta”

  1. Gente Que Borda Entre Rios – Além das obras do grupo Matizes Dumont a exposição conta também com 16 painéis bordados por participantes de projetos sociais em comunidades ribeirinhas e por pessoas que se movimentam para proteger as águas.

 Painéis bordados pelos participantes dos projetos sociais

O trabalho “Gente que Borda Entre Rios” vem sendo realizado em diferentes momentos e tem (a)bordagem e motivos criados pela realidade. É um movimento iniciado em 1999 na região do Rio São Francisco durante oficinas do Caminho das Águas e vem sendo ampliado e pespontado silenciosamente durante oficinas com grupos de mulheres interessadas em bordar águas, bordar a vida em várias regiões brasileiras até os dias de hoje em 2018 durante o desenvolvimento do Projeto Entre Rios.

Projeto Entre Rios é uma ação de Educação Ambiental coordenada pela Ñanduti Planejamento Projetos em parceria com Matizes Dumont.

A exposição ficará aberta ao público até o dia 1º de abril de 2018, das 9h às 17h30. 

 

 

Fonte: matizesdumont

Imagem de capa: quadro “Na beira do rio”.

 


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!
COMPRE AQUI

 

continua depois da propaganda