A DONA ENCRENCA

A região da Mata Grande (Alagoas) vinha sendo constantemente perseguida pelas volantes e isso fez com que a jovem Conceição dos Santos ou Joana Gomes, entrasse no Cangaço. Ela se uniu a Cirilo, do Bando de Moreno e ganhou o apelido de Moça. Era uma das poucas que sabia manejar o rifle e participou de dois combates. Valentona, era mestra em causar confusão. Sua presença no grupo não somou, só tumultuou.

Era alta (maior que Cirilo), magra, cabelos lisos, boca grande para dizer desaforos com facilidade, olhos arregalados na descrição de Dadá. Não poderia chamar atenção pela beleza… Certa vez ficou na chuva por nada, só para discutir com o companheiro. Ele, Cirilo, morreu numa emboscada. Ela chorou muito, esbravejou, sentindo-se culpada por ter discutido com ele horas antes. Moça teve uma participação turbulenta no Cangaço. Decidiu abandonar o grupo em 1936. Levou na barra da saia o dinheiro de Cirilo. Sugestão da Dadá. Foi presa, mas posta em liberdade dias depois. A partir daí, sumiu na poeira do tempo. Mas deixou registrado o seu gênio rebelde.

Fonte:  Mulheres do Cangaço

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 99611193.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: