Por Vinícius Borges

O Lobo-Guará (Chrysocyon brachyurus) é o maior dos canídeos da América do Sul. Habita locais com vegetação natural como campos, pastagens, e é característico do bioma Cerrado, predominando em Goiás, Tocantins, Distrito Federal e Minas Gerais.

Além do Brasil, pode ser visto em países como Argentina, Uruguai e Peru. Quando adulto, pesa cerca de 23 kg, mede entre 1,2 m e 1,3 m de comprimento e sua calda pode atingir 47 cm.

É um animal solitário e noturno, percorrendo pequenas distâncias durante o dia. Geralmente busca uma companhia somente na época de sua reprodução, cuja gestação dura cerca de dois meses e ocorre apenas uma vez por ano.

O Lobo-Guará não é um animal feroz, só ataca quando está com medo ou se sente acuado. É onívoro, alimentando-se de pequenos roedores, aves, lagartos, ovos de pássaros, frutas como a banana, a goiaba e a sua preferida, a fruta da lobeira, que recebeu este nome por ser tão importante em sua constituição nutricional. Importante salientar as variações durante sua alimentação: na época da seca alimenta-se de forma mais carnívora; na época chuvosa, de forma mais herbívora.

A principal ameaça ao Lobo-Guará é a destruição de seu habitat natural, ocasionada pelo aumento da urbanização e pelas frequentes queimadas de pastos, obrigando estes animais a se deslocarem para as proximidades de fazendas e ranchos.

Atualmente, um dos principais locais onde pode ser encontrado este canídeo é o Parque Nacional da Serra da Canastra, em Minas Gerais, onde o Lobo-Guará encontra-se protegido do contato com o ser humano e usufrui das condições ideais para sua reprodução.

Para evitar sua extinção, vêm sendo tomadas algumas medidas como a criação do Comitê de Manejo do Lobo-Guará, em 1990, e a tentativa, bastante complexa, de criar esse animal em cativeiro.

Mais recentemente foram feitas parcerias entre o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap/ICMBio), o Instituto Pró-Carnívoros e outros parceiros, promovendo ações como o controle e monitoramento dos animais e o auxílio à conscientização das comunidades em projetos de educação ambiental.

Vinícius Borges – Graduando em Geografia. Professor. Bolsista de Iniciação Científica.

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

 

Comentários

%d blogueiros gostam disto: