Pesquisar
Close this search box.
chapada dos veadeiros

Chapada dos Veadeiros pede socorro: 26% do Parque já foi destruído

Um dos maiores patrimônios do Brasil, a Chapada dos Veadeiros, está sendo devastado por um incêndio que muitos acreditem ser causado pela ação do homem. Até o momento 61 mil hectares, 26% da área total do parque, já foi consumido pelas chamas. Um número que equivale que à area total do município do Rio de Janeiro.

Numa entrevista à BBC Brasil, o chefe do parque, Fernando Tatagiba, afirmou que o fogo tem como causa a ação humana e criminal. “Não existe a possibilidade de combustão espontânea nessa região e 100% dos incêndios na seca no Cerrado são provocados pelo homem. O local onde ele começou deixa claro que o incêndio foi uma ação humana”, disse.

A esperança da equipe é a de que alguma chuva ocorra na região. Tatagiba, no entanto, não está muito otimista. “O céu hoje está nublado, mas apenas com nuvens finas. Com isso a perspectiva de chuva é mínima”, disse.

O incêndio atual teve início no dia 17 de outubro. Diante desse cenário de agravamento da situação, a prefeitura de Alto Paraíso de Goiás, município localizado na Chapada dos Veadeiros, decretou situação de emergência. Segundo o ICMBio, mais de 200 pessoas, entre profissionais de combate ao fogo e voluntários, trabalham para conter as chamas, que provocaram o fechamento do parque.

Além de brigadistas do ICMBio, do próprio parque e de outras unidades de conservação no país, estão envolvidos no combate ao fogo funcionários do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Grupo Ambientalista do Torto (GAT), da Polícia Rodoviária Federal, da prefeitura de Alto Paraíso, bombeiros de Goiás e do Distrito Federal e centenas de voluntários, que estão em campo ou prestando apoio logístico aos trabalhos. Quatro aviões que lançam água sobre as chamas e três helicópteros estão sendo usados na operação.

Alguns acreditem que o incêndio é uma retaliação à expansão do parque em junho deste ano quando passou de 65 mil a 240 mil hectares. A área total devastada já equivale às antigas dimensões do parque.

Na internet, diversas campanhas para arrecadar fundos para combater os incêndios estão ocorrendo como a campanha no site de financiamento coletivo, Catarse. Alguns perfis no Instagram estão até oferecendo prêmios para quem contribuir para a campanha.

O dinheiro arrecadado será usado para comprar combustíveis e alimentos para os combatentes, como também para adquirir equipamentos como os turbo sopros, que apagam as chamas com a velocidade equivalente a dez brigadistas.

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros foi criado em 1961 e, em 2001, declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O limite de visitação diária do parque é de 500 pessoas.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes