Sustentabilidade para os povos da floresta: Jovens extrativistas em defesa da Amazônia

Por Memorial Chico Mendes

Chico Mendes foi assassinado por defender a floresta e seu povo. Ícone da luta pelo meio ambiente, foi um dos fundadores do Conselho Nacional das Populações Extrativistas – CNS que, em 1996, criou o Memorial Chico Mendes, com o objetivo de divulgar, em nível nacional e internacional, as ideias e da luta de Chico e apoiar as comunidades agroextrativistas do Brasil.

O Memorial é uma entidade de assessoria técnica ao movimento social dos extrativistas e tem por finalidades a defesa do meio ambiente, a valorização do legado, das ideias e da luta de Chico Mendes e a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades extrativistas da Amazônia e de outras regiões do Brasil.

Os territórios tradicionais de uso coletivo além desenvolver um importante serviço ambiental e ecossistêmico, preserva também a valorização dos modos de vida e a cultura dos povos e comunidades tradicionais no Brasil.

Na Floresta Nacional de Tefé no Estado do Amazonas, a valorização da cultura e defesa do território vem sendo trabalhado por meio de oficinas e encontros de formação que busca estimular o protagonismo jovem no seu envolvimento para o desenvolvimento das ações de mobilização e organização comunitária.

Projeto Jovem Protagonista do Fortalecimento Comunitário já vem sendo desenvolvido há 8 (oito) anos na Flona Tefé, e conta com apoio de parceiros e instituições locais. Além da Flona de Tefé o projeto também e vem sendo implementado em diversas Unidades de Conservação Federal em diferentes Estados da região.

O projeto hoje é responsável por incentivar jovens lideranças a ocupar vários espaços de participação social incluindo o cargo de diretor do Conselho Nacional das Populações Extrativista (CNS), à exemplo, do atual secretário de juventude do CNS Dione Torquato.

Para Dione é importante que haja cada vez mais iniciativas como essa que ajude a promover o protagonismo jovem no fortalecimento da organização comunitária. “Para que estas ações continuem sendo desenvolvidas é preciso de algo além dos esforço dos nossos jovens extrativistas que querer estarem envolvidos, precisamos também do apoio de pessoas e organizações que também tenham sensibilidade com o tema e ajude financeiramente para que este importante trabalho possa continuar sendo desenvolvido”. Completa Dione, reforçando a importância e necessidade de permanência e ampliação de projetos como Jovem Protagonista do Fortalecimento Comunitário.

Fonte: Memorial Chico Mendes

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil, do Caburaí ao Chuí! Visite nossa Loja Solidária. Encomendas via whatsapp com Janaina: 61 9 9611 6826. Camiseta Chico Mendes 

 

Comentários

%d blogueiros gostam disto: