SINPRO INAUGURA EXPOSIÇÃO PERMANENTE CHICO MENDES, HERÓI DO BRASIL

O Sinpro-DF convida a comunidade escolar e a sociedade do Distrito Federal e região para a inauguração da exposição permanente “Chico Mendes Herói do Brasil” . A exposição será inaugurada na próxima segunda-feira (4/11), às 17h30, no Espaço Educador Chico Mendes, na Chácara do Professor (Núcleo Rural Alexandre Gusmão, em Brazlândia).

A mostra é uma parceria entre o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Xapuri-Acre, o Memorial Chico Mendes e o Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS), e  registra a trajetória de vida e de lutas do líder sindicalista e ambientalista Chico Mendes nos seringais do Acre, no coração da Amazônia.

Produzida pela Revista Xapuri Socioambiental, o projeto é composto por quadros impressos em papel canvas, com molduras em madeira de demolição, dentre os quais se destacam o bilhete de Chico Mendes para a juventude do futuro, o Projeto Seringueiro (primeira escola para extrativistas no Estado do Acre), os Empates (método de resistência pacífica contra o desmatamento as várias formas de organização e resistência em defesa da Amazônia e dos povos que nela e dela vivem.

O título “Chico Mendes Herói do Brasil” corresponde também ao texto de abertura da exposição, escrito pelo presidente Lula para o livro Vozes da Floresta, publicado pela Xapuri por ocasião dos 20 anos do assassinato do Chico Mendes, em 2008.

A atividade contará com a presença de Angela Mendes, filha de Chico Mendes; Raimundo Mendes de Barros, primo e companheiro de lutas de Chico Mendes; Júlia Feitoza Dias, companheira de lutas e apoiadora de Chico Mendes no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Xapuri; Joaquim Correa de Souza Belo, presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e mais de 30 lideranças comunitárias do movimento extrativista da Amazônia e dos demais biomas brasileiros.

Para celebrar esta grande conquista da Educação brasilense, o Sinpro-DF organizou para o dia do lançamento uma tarde de reflexão sobre o legado de Chico Mendes, composta por: Seminário “Extrativismo e Sustentabilidade – Lições aprendidas e caminhos por percorrer”; declamação do “Cordel para Chico Mendes, por Gustavo Dourado; lançamento do livro “Chico Mendes – Um grito no ouvido do mundo” por Nilo S. Melo Diniz; e, após a abertura da exposição, momento cultural “Banda Talo de Mamona convida Emilia Moreira”. Os(as) participantes do Seminário terão direito a certificado de participação.

Para inscrição e/ou mais informações: contato@xapuri.info ou via zap (61) 99611 6826.

Fonte: SINPRO-DF

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

Leave a Reply

Your email address will not be published.