Trabalho realizado pela ONG Moradia e Cidadania, uma iniciativa dos empregados da Caixa, proporciona geração de trabalho e renda e melhorias sociais na cidade-satélite Santa Maria. Famílias de catadores de materiais recicláveis do Lixão da Estrutural também são beneficiadas pelas iniciativas da entidade.

Criada em 1993, por iniciativa dos empregados da Caixa Econômica Federal, a ONG Moradia e Cidadania desenvolve projetos sociais em todo o país, por meio das Coordenações Regionais. O foco principal da entidade é suprir as necessidades voltadas às áreas de educação, saúde e geração de trabalho e renda, além do combate à fome e à miséria. Para isso, promove o voluntariado e o intercâmbio com outros atores do desenvolvimento social.

Em Brasília (DF), a ONG realiza diversos projetos. Um deles é o Mulher, Beleza e Visual. Promovido em parceria com a Associação Atlética de Santa Maria (AASM), ele é direcionado às mães da comunidade da cidade-satélite, com cursos gratuitos de cabeleireiro, manicure e pedicure. São cerca de 50 mulheres capacitadas por semestre. Todas recebem, ao final do curso, kit com o material necessário para iniciarem, na própria casa, a atividade profissional.

Outra iniciativa da Moradia e Cidadania é o projeto Arte, Vida e Sustentável, que ensina a arte de pintura em tecido e artesanato para meninas de 9 a 14 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social, pertencentes a famílias de baixa renda. As aulas acontecem aos sábados, também em Santa Maria. Já o projeto de Inclusão Digital oferece, de segunda a sábado, nos períodos matutino, vespertino e noturno, aulas de informática e acesso a novas tecnologias para jovens e adultos da comunidade.

A Coordenação/DF da ONG também é parceira do Instituto Reciclando Sons, por meio do projeto A Arte do Protagonismo, que propõe a educação pela música. Já são mais de 200 crianças e jovens, oriundos das famílias de catadores de materiais recicláveis do Lixão da Estrutural, que formam uma orquestra de música clássica instrumental e canto lírico. O grupo já se apresentou em vários teatros, Congresso Nacional, Cantata de Natal e na Caixa.

“Mais do que dar apoio às famílias carentes, fornecemos a elas a oportunidade de seguir trilhando seu caminho, com projetos de geração de emprego e renda. Por meio do espírito solidário, empenho e dedicação, os projetos têm contribuído para a formação de centenas de crianças, mães e famílias, sobretudo aquelas que vivem em situação de vulnerabilidade social”, afirma Júlio Maria Gonzaga, coordenador da ONG Moradia e Cidadania no DF.

Atendimento odontológico a caminho

Em breve, a ONG Moradia e Cidadania vai inaugurar dois consultórios odontológicos no DF, para oferecer serviços de prevenção e tratamento básico e gratuito às famílias que participam dos cursos e projetos apoiados pela ONG. Os consultórios foram instalados nas dependências da AASM e encontram-se em processo de regularização junto aos órgãos competentes. Os atendimentos serão feitos por dentistas voluntários.

Para saber mais sobre a ONG, especialmente sobre como ajudar, acesse o site:
www.moradiaecidadania.org.br

logo-ong-moradiafenae

Fotos: Acervo Fenae

About The Author

Xapuri

Related Posts

Deixe uma resposta