Close this search box.

Alagoas pesquisa Física Quântica

Pesquisadores publicam artigo na Scientific Reports sobre fenômeno quântico chamado ‘momento angular orbital’

Uma solução simples e elegante para observar um fenômeno quântico chamado “momento angular orbital”. Esse foi o resultado da pesquisa de físicos alagoanos, que se baseou na óptica clássica, e resultou no artigo “Medição direta da carga topológica em feixes elípticos utilizando difração em uma abertura triangular” que acaba de ser publicado na revista Scientific Reports, do grupo editorial Nature.

Fenômenos quânticos, basicamente, medem variações de energia na matéria, especialmente nas partículas subatômicas. Isso quer dizer que eles utilizaram a geometria e lasers para medir um tipo de rotação característico das partículas de luz, os fótons, sem necessidade de aparatos ultrassofisticados, que demandam milhões ou bilhões em investimento, como seria o caso de um acelerador de partículas.

O estudo foi coordenado pelo professor Willamys Cristiano Soares da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e contou com a colaboração do aluno de doutorado Leandro Melo e do professor Alcenísio Jesus-Silva, ambos do departamento de Física da UFAL, além do professor Paulo Henrique Ribeiro da Universidade Federal de Santa Catarina e do professor Sabino Chavéz-Cerda do Instituto Nacional de Astrofísica, Óptica y Electrónica, Puebla, México.

Informação quântica

De acordo com o professor Soares, “Este fenômeno vem atraindo bastante atenção durante os últimos 25 anos e seu estudo tem produzido grandes resultados, ao mesmo tempo surpreendentes e fascinantes, em diferentes campos de pesquisa tais como informação quântica, comunicação óptica e pinças ópticas”, observa o pesquisador.

Pesquisa do grupo do professor Willamys Soares resultou em artigo publicado na revista do grupo editorial Nature. Foto: Arquivo pessoal.

Estas aplicações possíveis dizem respeito, respectivamente, à transmissão de dados em altíssima velocidade, ao limite de cálculos dos processadores mais poderosos viáveis na atualidade e às fronteiras de Física experimental hoje, que lida com elementos como micropartículas, nanoestruturas, armadilhas para átomos e comunicação quântica de alta performance.

“Mas, observar esse fenômeno é muitas vezes uma tarefa complicada”, continua o pesquisador. “Nós mostramos como medir o momento angular orbital de um feixe de luz de uma forma simples”, resume Willamys Cristiano. A simplicidade, no caso, tem a ver com os feixes luminosos passando por um triângulo isósceles.

Apoio

Scientific Reports é classificada como um periódico da mais alta qualidade, A1, de acordo com o ranking Qualis, do Brasil, e também possui um alto fator de impacto científico internacional. Ou seja, os trabalhos publicados lá se tornam influentes devido a um grande número de citações.

“É importante ressaltar o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) nos últimos anos aos pesquisadores do interior de Alagoas. Sem esse apoio, não teríamos como publicar nossos resultados em uma revista de prestígio como a Nature”, comenta o docente do campus Arapiraca.

O trabalho também contou com recursos das agências de fomento federais Capes e CNPq e apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Informação Quântica (INCT-IQ). O artigo está disponível na íntegra e online, em língua inglesa, no site da Nature.

Fonte: Nossa Ciência

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!
COMPRE AQUI