“Balbúrdia”: Após 18 anos de pesquisa, UnB produz anti-inflamatório com óleo de pequi

Depois de 18 anos de estudos, a Universidade de Brasília (UnB) anuncia a criação de um antioxidante e anti-inflamatório (em cápsula) feito com óleo do pequi. Os pesquisadores da UnB descobriram que o pequi combate a formação de gordura no sangue,  ajuda a reduzir o colesterol ruim, a baixar a pressão, e a retardar o envelhecimento.

O estudo foi feito em três fases:

  • Na primeira, os cientistas observaram a capacidade antioxidante do extrato e do óleo de pequi em células cultivadas.
  • Na segunda, o produto foi testado primeiro em camundongos,  para confirmar as propriedades da planta nativa do cerrado de anular o efeito dos radicais livres, moléculas responsáveis pelo envelhecimento.
  • Por fim, na terceira fase, o óleo e o extrato de pequi foram ministrados  em pacientes com lupus, doença inflamatória, e em atletas, com resultados satisfatórios.

Segundo o professor  e pesquisador Cesar Koppe, da equipe da UnB,  a descoberta contribui para a preservação do Cerrado, especialmente no Planalto Central brasileiro, onde existem grandes áreas de pequizeiros nativos. “Uma descoberta como essa podem  pode colaborar para conscientizar as pessoas sobre a importância de preservar o Cerrado”, afirma o Koppe.

SETE BENEFÍCIOS DO PEQUI

O site www.formasaudavel.com.br relaciona sete benefícios do Pequi para a saúde humana. Confira:

7 Benefícios do Pequi para saúde!

1# Ácidos graxos monoinsaturados

Pode não haver muitos estudos feitos sobre pequi, mas uma coisa que sabemos com certeza: ele tem um teor muito elevado de ácidos graxos monoinsaturados, que são os mesmos compostos encontrados em nozes, azeitonas e outros compostos orgânicos benéficos que podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol no sangue e proteger o nosso coração. Oleico, linoleico e ácido esteárico são encontrados em pequi, que tudo melhorar os efeitos oxidação no corpo, o que significa que menos colesterol se acumula nas paredes das artérias e vasos sanguíneos, assim, proteger os nossos sistemas cardiovasculares de aterosclerose, ataques cardíacos, derrames e doença cardíaca coronária.

2# Fonte de Potássio

A mistura de vitaminas e minerais, incluindo potássio, bem como os efeitos anti-inflamatórios dos ácidos naturais encontradas no fruto, pode ajudar a aliviar a pressão sobre os vasos sanguíneos e relaxar eles, aumentando desse modo o fluxo sanguíneo e aliviando a pressão sobre o coração. A inflamação pode causar constrição dos vasos sanguíneos, o que pode agravar ainda mais problemas de coração, como colesterol entupimento.

3# Compostos anti-inflamatórios

Um estudo realizado em atletas exclusivamente com a dieta de pequi, constatou-se que a inflamação geral das articulações e músculos foram reduzidas após os treinamentos. Isso é potencialmente explicado pelos altos níveis de compostos anti-inflamatórios encontrado no pequi. Isso poderia ser uma solução natural para as pessoas que sofrem de artrite e outras condições inflamatórias.

4# Fonte de Vitamina A

O pequi é uma boa fonte de vitamina A, e como você deve saber, o beta-caroteno é um dos derivados da vitamina A. O teor de carotenoides de pequi é alto, e estes atuam como antioxidantes, especificamente nas células oculares. Isso significa que, ao comer o fruto do pequi e outros alimentos ricos em carotenoides, podemos melhorar a visão, impedindo a degeneração macular e catarata que muitas vezes são causados pelos radicais livres.

5# Óleo essencial de Pequi

O óleo essencial de Pequi pode ser extraído das nozes / sementes dentro do mesocarpo da fruta pequi. Este óleo essencial é frequentemente incluído em xampus e hidratantes tradicionais no Brasil, mas está começando a ganhar terreno no mercado internacional também. Além disso, o elevado teor de tocoferol e de vitamina A em pequi significa que a pele e o cabelo é protegida devido às propriedades antioxidantes destes compostos. Consumir pequi pode manter sua pele de mostrar defeitos, melhorar a cicatrização, adicionar um brilho rico para a sua pele, e prevenir os sinais de envelhecimento prematuro. Ele também tem sido tradicionalmente usado para o tratamento de eczema e lesões cutâneas.

6# Fonte de Fibras

A fibra é uma parte importante de a grande maioria das frutas e legumes, e pequi não é excepção. Os altos níveis de fibra encontrados em pequi ajuda a melhorar a sua saúde digestiva por adicionar volume ao seu banco e reduzir a ocorrência de constipação, flatulência, cólicas e diarreia. Fibra também ajuda a eliminar o excesso de colesterol “ruim” do seu sistema, melhorando ainda mais sua saúde cardíaca.

7# Remédio natural para asma

Pequi pode ser uma solução natural para asma, extraia o óleo do fruto de Pequi. Coloque de 3 à 5 gotas sobre as refeições, duas vezes por dia.

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826

 

4 Responses

    • Eduardo Pereira

      Você não entendeu o sentido da matéria. É exatamente o contrário. Ao contrário da afirmação do ministro da Educação, em nossas universidades se faz ciência de alta qualidade.

      Responder
      • Jorge

        18 anos de pesquisas? Que balbúrdia com dinheiro público.

      • Eduardo Pereira

        Você tem ideia do que significa duas décadasd de pesquisa? Você tem ideia de quantas vidas podem ser salvas, como resultado de uma pesquisa dessas? Você tem ideia de quanto tempo demorou para desenvolver os remédios que você toma hoje quando adoece?

Comentários

%d blogueiros gostam disto: