Por Redação RPA

Em 2011, médicos e pesquisadores cubanos desenvolveram o Cimavax, uma vacina contra o câncer de pulmão.

Oito anos depois, em parceria com institutos de pesquisa dos Estados Unidos, eles estudam maneiras mais eficientes de tornar a vacina mais barata, ampla e poderosa.

Para compreender a vacina criada, é importante rever o conceito de “vacina”: ou seja, qualquer substância que tenha o potencial de estimular uma resposta imune no organismo.

De acordo com o portal MedicalDaily, isso significa que o Cimavax não impede a proliferação da doença, mas faz o trabalho mais importante: retarda o crescimento de células cancerígenas em tumores, estabiliza os sintomas e garante uma expectativa de vida extra de 4 a 6 anos, em comparação com pacientes que não recebem a vacina.

Embora não seja uma cura definitiva, uma vacina contra o câncer é um avanço para a medicina moderna e, acima de tudo, uma grande esperança para muitos pacientes doentes.

A vacina é vendida por apenas 1 dólar (4 reais, aproximadamente) e distribuída gratuitamente em hospitais cubanos desde 2011.

Com a parceria entre os médicos e pesquisadores cubanos e norte-americanos, em especial o Instituto Roswell Park, estima-se que a aprovação para distribuição internacional e em larga escala saia dentro de um ano após os testes preliminares em seres humanos.

A expectativa é que a vacina também combata outros tipos de câncer e possa inibir o crescimento de células cancerígenas com uma eficiência superior à disponibilizada atualmente.

Fonte: Razões para Acreditar

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826

Comentários

%d blogueiros gostam disto: