Pesquisar
Close this search box.
Colapso em Manaus - A Culpa

Colapso em Manaus – A Culpa

Colapso em Manaus – A Culpa

Por Lúcia Resende

Manaus entrou em colapso na saúde pública. Assistimos gestores jogando a culpa de um para outro. Enquanto isso o povo morre sem ar. Profissional de saúde diz que atende cerca de 50 pacientes infectados pela covid-19 por dia e desabafa: “Todos eles fizeram tratamento precoce. Todos eles fizeram azitromicina, ivermectina, que é o mais atual, alguns fizeram anita, até mesmo cloroquina

A culpa do caos é, em grandíssima parte, de quem, desde o início da pandemia, desprezou a gravidade da doença, fez piadinha, promoveu e continua promovendo aglomeração, não respeita as regras de distanciamento social, disse que é preciso “não ser maricas” e enfrentar o vírus, que “morre quem tiver que morrer”, recomenda e faz seu governo recomendar medicamentos não atestados pela Organização Mundial da Saúde… Na sua esteira, deputados fazendo campanha contra lockdown (Manaus, Búzios) e uso de máscaras, por exemplo.
E a culpa de o Brasil não estar já vacinando a população é inteiramente dele e de seu sinistro. O Brasil sempre esteve na dianteira quando a questão é vacina. Temos excelentes instituições de pesquisa e produção, temos o SUS, com experiência reconhecida em vacinação. O que ele fez? Primeiro, não se interessou por integrar a vanguarda mundial, preferiu copiar o imbecil dos EUA. Segundo, politizou, desacreditou a vacina CoronaVac (produzida no Butantan em parceria com Sinovac /China), a ponto de muitas pessoas dizerem que não tomariam “vachina”. Terceiro, mente para a população, chegando a deslocar avião, a custo altíssimo, para Recife, sem confirmação de que a Índia disponibilizaria 2 milhões de doses…
Quanto a Manaus, segue mentindo e criando narrativas para confundir a população. Seu ministro da Saúde foi a Manaus duas vezes e limitou-se a recomendar “tratamento precoce/preventivo), quando os estoques de oxigênio chegavam ao fim. Exposto o caos, mente novamente, dizendo que o STF o impediu de agir. MENTIRA, o que o STF determinou é que ele não poderia impor ao país sua política negacionista e que prefeitos e governadores poderiam, sim, determinar medidas restritivas. Isso porque, desde o início, ele não teve uma ação coordenada, obedecendo às recomendações de especialistas e da OMS.
Crimes de responsabilidade há, muitos.
#ForaBolsonaro genocida e sua corja!

Lucia Resende é professora, escritora e excelente cozinheira. É Revisora e beneficiadora de textos, revisora e colaborado da Xapuri, e dos e-books lançados por este site. Militante de causas ambientais, política de esquerda, mobilidade urbana e defensora dos Direitos Humanos.

 

Salve! Este site é mantido com a venda de nossos produtos. É, também, com um percentual dessas vendas, que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, do povo Krenak, em Minas Gerais, do Museu Kalunga Iaiá Procópia, em Goiás e do povo Xavante, no Mato Grosso. Ao comprar em nossa Loja Xapuri, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Contamos com você!

WhatsApp: 61 9 99611193.

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes