Pesquisar
Close this search box.

O tapa de Will Smith e o cuspe de Jean Wyllys

Atos de rebeldia contra opressões e silenciamentos históricos, reações a discursos dominantes que impulsionam violências cotidianas contra minorias oprimidas
Diego Ricoy/Brasil247
Certamente você deve se lembrar do cuspe que o ex-deputado Jean Wyllys deu em Bolsonaro em 2016. Mas qual a sua relação com o tapa que o ator Will Smith deu no rosto de seu colega de profissão, Chris Rock?
www.brasil247.com - Chris Rock e Will Smith
Chris Rock e Will Smith (Foto: Brian Snyder/Reuters)


Block

Era novembro de 2014. Primeiro fim de semana. Plena campanha da Dilma. Fim de tarde na RPPN dele, a Linda Serra dos Topázios. Jaime e eu começamos a conversar sobre a falta que fazia termos acesso a um veículo independente e democrático de informação.

Resolvemos fundar o nosso. Um espaço não comercial, de resistência. Mais um trabalho de militância, voluntário, por suposto. Jaime propôs um jornal; eu, uma revista. O nome eu escolhi (ele queria Bacurau). Dividimos as tarefas. A capa ficou com ele, a linha editorial também.

Correr atrás da grana ficou por minha conta. A paleta de cores, depois de larga prosa, Jaime fechou questão – “nossas cores vão ser o vermelho e o amarelo, porque revista tem que ter cor de luta, cor vibrante” (eu queria verde-floresta). Na paz, acabei enfiando um branco.

Fizemos a primeira edição da Xapuri lá mesmo, na Reserva, em uma noite. Optamos por centrar na pauta socioambiental. Nossa primeira capa foi sobre os povos indígenas isolados do Acre: ‘Isolados, Bravos, Livres: Um Brasil Indígena por Conhecer”. Depois de tudo pronto, Jaime inventou de fazer uma outra boneca, “porque toda revista tem que ter número zero”.

Dessa vez finquei pé, ficamos com a capa indígena. Voltei pra Brasília com a boneca praticamente pronta e com a missão de dar um jeito de imprimir. Nos dias seguintes, o Jaime veio pra Formosa, pra convencer minha irmã Lúcia a revisar a revista, “de grátis”. Com a primeira revista impressa, a próxima tarefa foi montar o Conselho Editorial.

Jaime fez questão de visitar, explicar o projeto e convidar pessoalmente cada conselheiro e cada conselheira (até a doença agravar, nos seus últimos meses de vida, nunca abriu mão dessa tarefa). Daqui rumamos pra Goiânia, para convidar o arqueólogo Altair Sales Barbosa, nosso primeiro conselheiro. “O mais sabido de nóis,” segundo o Jaime.

Trilhamos uma linda jornada. Em 80 meses, Jaime fez questão de decidir, mensalmente, o tema da capa e, quase sempre, escrever ele mesmo. Às vezes, ligava pra falar da ótima ideia que teve, às vezes sumia e, no dia certo, lá vinha o texto pronto, impecável.

Na sexta-feira, 9 de julho, quando preparávamos a Xapuri 81, pela primeira vez em sete anos, ele me pediu para cuidar de tudo. Foi uma conversa triste, ele estava agoniado com os rumos da doença e com a tragédia que o Brasil enfrentava. Não falamos em morte, mas eu sabia que era o fim.

Hoje, cá estamos nós, sem as capas do Jaime, sem as pautas do Jaime, sem o linguajar do Jaime, sem o jaimês da Xapuri, mas na labuta, firmes na resistência. Mês sim, mês sim de novo, como você sonhava, Jaiminho, carcamos porva e, enfim, chegamos à nossa edição número 100. E, depois da Xapuri 100, como era desejo seu, a gente segue esperneando.

Fica tranquilo, camarada, que por aqui tá tudo direitim.

Zezé Weiss

P.S. Você que nos lê pode fortalecer nossa Revista fazendo uma assinatura: www.xapuri.info/assine ou doando qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Gratidão!

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
O mais novo
Mais antigo Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
julio cesar bonassa de oliveira

Ditadura capitalista do ocidente criou castas de superexcitas que escraviza o povo brasileiro.
1
Julio Cesar Bonassa de Oliveira
Publicado por Julio Cesar Bonassa de Oliveira
há 23 horas
1 visualizações
Se diz como democracia de direitos mas vivemos uma ditadura gay imposta pelar elites finaceira que formaram suas universidades como A Universidade Presbiteriana Mackenzie , que usam as teorias de Floyd para aplicar como sendo verdade e para pertencer as mais altas classes sociais tem que aceitar as teorias de Floyd como verdade, onde a teoria diz que não a diferença de gênero masculino e gênero feminino, Gêneros são iguais o que e uma mentira, segundo a ciência, mesmo no brasil as universidades tendo autonomia universitária as universidade que por serem de homem e não aceitam essa condição são excluídas e reconhecida como universidade de gay, e utiliza-o a teorias de Charles Darwin para colocar os judeus como como sendo a raça superior, esse o motivo do Wiliam Bonner apresentar o JN como símbolo de Homem, como ele colocam no mercado financeiro esta espécie para controlar o mercado financeiro, eles tem o poder de construir classes sociais porque, ele só em ventem em papeis financeiros, e títulos da divida pública, provocando desindustrialização! E provocando enorme desemprego, E abrindo mercado para o que da mais dinheiro o trafico de drogas, trafico de armas, trafico de seres humanos, sendo o mecanismo que financia as forças armadas dos EUA o imperialismo, escravizando as pessoas no brasil, pelo auto desemprego por serem excluídas das elites financeiras que não aceitam as teorias de Floyd, com auto desemprego são obrigadas a aceitar o que tiver de trabalho para sobreviver.
Desde 1995, quando o Brasil reconheceu diante das Nações Unidas a persistência do trabalho escravo em seu território, até o final do ano passado, mais de 57 mil pessoas foram resgatadas.28 de jan. de 2022
E tivemos a chacina de Unaí em mataram os auditores do trabalho que estavam tentando resgatar trabalhadores escravos.
A solução e queimar e exterminar essas testemunhas de jeová que formam as elite finaceira escravocratas, e colocar a força nacional de segurança pública como sendo lideres comunitários e estados e município e DF/ acabando com as comarcas dos latifundiários, para ensinar o criacionismo nas escolas.

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes