Pesquisar
Close this search box.

Democracia e Comunicação

Democracia e Comunicação 

Com o fim da Guerra Fria, com acesso ao grande público, a Internet em 1971 passou a ser usada por acadêmicos e professores universitários, que trocavam entre si pensamentos e mensagens.

Por Trajano Jardim

A disseminação e a popularização da rede se deram no ano de 1990, tornando-se gradativamente no que conhecemos, e, hoje, esse mundo que até então era paralelo tornou-se indispensável para nossas vidas, pois estar conectado à rede mundial é uma fonte de conhecimento, interatividade, diversão e, acima de tudo, de comunicação.

Para além de conhecer a evolução da comunicação, como uma trajetória da humanidade, torna-se imperioso conhecer quem as controla e quais os fins a que ela se destina. A fundação do WikiLeaks por Julian Paul Assange veio mostrar a face cruel do uso das comunicações como elemento, não só de espionagem, mas, principalmente, como instrumento de dominação usado pelas grandes potências do sistema capitalista.

Durante quatorze anos do governo democrático e popular não tivemos a capacidade de organizar um sistema de comunicação que servisse de instrumento de elevação política das massas que obtiveram benefícios sociais e conseguiram sair da linha da pobreza, para que pudessem, a partir da conscientização, ter uma porta de saída a caminho da cidadania. Se tivesse sido construída essa alternativa, com apoio aos veículos populares, com o processo de democratização dos meios de comunicação, o caminho dos golpistas por certo teria sido dificultado.

Apesar disso, vale afirmar que, como integrante da atividade social, a mídia trabalha em sentido paralelo ao da ideologia da classe dominante, embora o faça com certo grau de autonomia funcionalista. Isso leva muitos autores a denominarem a mídia como “o quarto poder”. Por isso, neste momento histórico, parcelas importantes da sociedade travam uma luta em torno da necessidade de normas que definam o papel da mídia no contexto social como instrumento de informação e de formação.

Que ela possa mudar o viés de construção de “correntes hegemônicas e contra hegemônicas”, e de controle, que liga sua identidade às classes e aos valores dominantes, procurando desconstruir uma ação de mediação sociocultural voltada à legitimação do discurso das classes dominantes.

Assim, na retomada da leitura dos clássicos marxistas, vamos encontrar em Lênin quando escreveu “Por onde começar?”, artigo onde levantava a urgência de publicar um jornal nacional que chegasse a toda a Rússia e que organizasse coletivamente todos os grupos socialdemocratas dispersos. Fazendo-se uma analogia à nossa época, Lênin por certo diria: Precisamos construir todos os meios de comunicação para organizar as forças populares para derrotar a classe dominante.

Trajano Jardim
Jornalista e Professor Universitário

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!
COMPRE AQUI

sinproep2

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes