Pesquisar
Close this search box.

Porque não cabe prisão para Lula

Porque não cabe prisão para Lula

Por Ângelo Cavalcante

“Quem és tu que queres julgar, com vista que só alcança um palmo, coisas que estão a mil milhas?” (Divina Comédia, Dante Alighieri, 1307)

Não tem sentido prender alguém que já possui garantidos 60 milhões de votos; não tem o menor cabimento o papel de “cabo eleitoral” miseravelmente assumido pelo judiciário do país! Não passa incólume um ente ou autoridade judiciária que determina a prisão de um homem amado e admirado por todo o planeta porque, reparem bem… Com miúdas e pingadas transferências de dinheiros mais miseráveis, somado à moradia básica com água potável e energia elétrica essencial, refundou a economia e o mundo social brasileiro por cima e pelo alto.

Que prisão irá acomodar um homem que enfrentou uma geologia de bilhões de anos e levou água aos mais áridos torrões nordestinos contemplando diária e cotidianamente ao menos um milhão de vidas? Por sinal, a economia do semiárido já está positivamente alterada.

Não cabe em qualquer sorte de prisão alguém que elevou o salário mínimo para um dos mais elevados e aquisitivos do hemisfério sul, conferindo para toda a população o maior acesso ao consumo da história brasileira. Burocratas do judiciário, magoados e obesos de invencionices jurídicas, contemplados por toda natureza de benefícios e penduricalhos auxiliantes não possuem a menor condição de avaliar a história feita por esse nordestino atrevido cujo crime capital e imperdoável fora o de acreditar no Brasil.

Lula não cabe em celas porque o sonho de um país social e equitativo não pode ser posto detrás de grades; e sonhos são riscos porque porque voam e vão longe, e, por mais que a direita, essa facção mais criminosa do que nunca, e já de posse do Estado brasileiro, siga em sua incurável enfermidade de ódio e vingança contra o povo do país, nada irá se comparar ao eterno incômodo de um retirante nordestino, um “cabra da peste”, sobrevivente da fome, do latifúndio e da bomba da diarreia, que por sinal, havia antes (lembremo-nos disso) eliminado milhões de crianças do seu tempo, ter chegado ao governo do país e ter mostrado em fato e realidade que o Brasil tem futuro, horizonte e que pode sim governar o mundo.

Lula não só resgatou o Brasil para os brasileiros, principalmente os brasileiros mais pobres; Fez mais… Lula demonstrou que existe um mundo possível e provou “por a mais b” que temos estilo, charme, capacidade de convencimento e liderança para pautarmos os principais debates e rumos para esse planeta socado em guerras, fome e tragédias ambientais.

Acaso nos esquecemos do pedido veemente que o ex-presidente americano Barack Obama fez para Lula para mediar com o ex-presidente iraniano Mahmud Almadinejah sobre a corrida de mísseis atômicos e que, bem sabemos, iria tensionar mais ainda os atuais conflitos do Oriente Médio? O presidente Lula dialogou com o Irã, reconheceu diferenças, abusos e intromissões, mas, entre risos, afagos e goles de cachaça, o convidou para o muito exigente e superior desafio da paz mundial. Lula soube convencer o sisudo regime dos aiatolás.

Evidentemente, cometeu um monte de erros, falhas e equívocos, mas as qualidades de Lula, os ganhos que nos conferiu nos seus tempos de governo são bem maiores. É salutar, maduro e politicamente adequado e verdadeiro reconhecer o que fora o Brasil sob a liderança de Lula da Silva.

Em definitivo, Lula não cabe em prisões, por sinal, da última vez em que esteve preso, isolado e incomunicável, no frio aço da ditadura militar e sob a mira de fuzis, sobreviveu com altivez e brilho nos olhos, fora libertado para, em seguida, se tornar a maior liderança popular que esse país já viu e testemunhou até chegar,  nos braços do povo, ao Planalto.

Não há prisão para Lula.

Venceremos!

Texto amplamente divulgado nos grupos de zap como sendo de autoria de Ângelo Cavalcante – Economista, professor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), Campus Itumbiara.

Publicado originalmente em 14/03/2018.

Slide 1

HORA DE VESTIR A CAMISA DO LULA

CONTRIBUA COM A REVISTA XAPURI
PIX: contato@xapuri.info

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes