Reforma da previdência será confisco maior que Plano Collor

Por  Esmael Morais

O desastroso Plano Collor, ocorrido há quase 30 anos, além de confiscar a poupança dos brasileiros, também instituiu as privatizações, o liberalismo econômico e o rigor fiscal — que impedia investimentos públicos.

Note o caríssimo leitor que Collor, em 1990, confiscou geral, mas dizem que alguns privilegiados tiveram informações privilegiadas na época e salvaram suas fortunas. Mas a maioria da população se ferrou, o comércio quebrou, as indústrias pararam, o desemprego assombrou o País.

Agora, porém, Bolsonaro poderá fazer muito pior. O confisco de R$ 1 trilhão da poupança previdenciária será transferida para no máximo cinco bancos a título de “capitalização” das aposentadorias. A medida atingirá basicamente o povão, que dependerá da aposentadoria para viver na velhice haja vista que os ricos têm bens e rendas.

Os velhinhos, viúvos e órfãos atuais também poderão sofrer com a desconstitucionalização da previdência solidária, isto é, eles tendem a receber menos que 1 salário mínimo após a reforma.

O confisco planejado por Bolsonaro é tragédia anunciada que visa concentrar ainda mais a riqueza nacional nas mãos do sistema financeiro, em detrimento da produção e do consumo das massas.

Folgo dizer que o ‘Confisco Bolsonaro’, se consumado, será o maior confisco da história contemporânea iniciada com a Revolução Francesa em 1789.

Collor dois anos depois pagou o preço com o impeachment e sofre ameaça de ser preso (esta semana a Procuradoria-Geral da República pediu 22 anos de prisão para o ex-presidente e atual senador por Alagoas). E Jair Bolsonaro, se cometer esse crime contra a economia popular e os direitos sociais, sairá ileso dessa? Faça a sua aposta.

Fonte: Blog do Esmael

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826. Camiseta Lula

Comentários

%d blogueiros gostam disto: