fbpx

Saludos, Presidenta Elisa Loncón!

Este sonho é dos nossos antepassados, este sonho se faz realidade, é possível refundar este Chile, estabelecer uma nova relação entre as nações originárias e todas as nações que conformam este país. ” – Elisa Loncón

Por Zezé Weiss

Um saludo emocionado à líder Mapuche Elisa Loncón e a Isabel Godoy, do povo Colla, as duas mulheres indígenas eleitas para a presidência e vice-presidência da Convenção Constituinte que reescreverá a atual Constituição chilena, imposta no ano de 1980 pelo sangrento ditador Augusto Pinochet, que usurpou o poder no Chile de 1973 a 1990. Após ser redigido, o novo texto irá a plebiscito popular, no ano de 2022.

Eleita com 96 dos 155 votos, Elisa Loncón, de 58 anos, natural de Traiguen, região no sul do Chile, doutora em Linguística e professora na Universidade de Santiago, disse em seu discurso de posse: “Estamos instalando aqui uma forma de ser plural, de ser democráticos e participativos. Portanto, esta convenção vai transformar o Chile em um Chile plurinacional. ” Loncón disse também que a Constituinte que vai transformar o Chile trabalhará para reestabelecer os direitos sociais, respeitar a paridade de gênero e cuidar da Mãe Terra.

A Convenção Constituinte, instalada neste 4 de julho, resultou da gigantesca mobilização popular, que contou com a expressiva participação de mulheres, jovens e indígenas, em novembro de 2019. O processo eleitoral, realizado em 16 de maio de 2021, elegeu 77 mulheres e 78 homens, sendo que 17 cadeiras foram reservadas às comunidades originárias do Chile. Dos 155 membros eleitos da Convenção, a maioria se declara independente, com afinidades à esquerda.

A instalação dos trabalhos da Convenção começou com atraso. Do lado de fora do prédio do Congresso Nacional, a polícia chilena do governo do presidente direitista Sebastián Piñera dispersou com jatos de água e gás lacrimogênio as centenas de manifestantes, a maioria Mapuche, que aguardavam o início das votações.

Saludos, Presidenta Elisa Loncón!

Foto: Javier Torres/AFP



Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

Camisetas


Banners II - camisetas
Banners camisetas


Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA?


capa da revista 76
REVISTA 80
Xapuri 79 web
revista_xapuri78_capa
Capa X77
previous arrow
next arrow