Sobre abutres, livros e asas

A literatura nos permite compreender o momento histórico em que vivemos e como isso ressoa com outros períodos da história humana. É disso que trata este “Sobre abutres, livros e asas”

Por Rejane Araujo

O momento atual causa-nos estranheza e horror. Procuramos metáforas que deem conta de expressar as mazelas e contradições do tempo presente. Nesse sentido, a literatura nos permite compreender o momento histórico em que vivemos e como isso ressoa com outros períodos da história humana. Nero, sem nenhum pudor ou dilema moral, colocou fogo em Roma. Aqui, como política de Estado, presenciamos o extermínio de nações indígenas, a escravidão de povos africanos e mais recentemente a tortura nos porões da ditadura.

Em busca de entendimento sobre a barbárie a que estamos submetidos e da falta de políticas públicas diante da pandemia, que se afigura como projeto político, releio José J. Veiga. A imaginação e a realidade fantástica se misturam nas mãos do escritor goiano para criar um retrato sufocante de um período sombrio da história brasileira. No livro “A Sombra dos Reis Barbudos” (1972), o homem desprovido de liberdade vai se emaranhando num mundo aterrorizante.

Imerso nesse terror, damo-nos conta de que mudam os métodos de opressão, mas a barbárie continua. Como antídoto à cegueira e aos muros das prisões, a leitura nos dá asas.

O sol explode no tórax
abutres gravitam em sua órbita
devoram olhos, ouvidos e línguas.

Sugam o ar do peito
as carnes minguadas.

O silêncio
arma engatilhada.

Riem nos telhados das igrejas
defecam em nossas cabeças
posam pra foto.

CLIQUE NO ANÚNCIO PARA AJUDAR NOSSO PROJETO:

De asas abertas
ganhamos amplitude
alçamos voo.

 


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


 E-Book Caminhando na Floresta

Um livro imperdível sobre a experiência do autor na convivência com os seringueiros do Vale do Acre nos tempos de Chico Mendes.
COMPRE AQUI

 

CLIQUE NO ANÚNCIO PARA AJUDAR NOSSO PROJETO:
[instagram-feed] [instagram-feed]