130 anos, Abolição?

A proposta de abolir …
Exterminar com a escravatura ou exterminar o povo preto escravizado?
Coisificar pessoas é um processo de abolição, de exterminar sua essência, de desconsiderar qualquer possibilidade humana.
O que representou o 14 de maio de 1888, um dia após mais de três séculos de intensa exploração de seres humanos escravizados e escravizadas oriundos do continente africano? Para além do interesse econômico e da necessidade imediata de construir a ideia de um país “democrático”, existiu um projeto de exterminar qualquer possibilidade de participação social desta parcela significativa da população, com determinações objetivas e subjetivas de embranquecimento, de epistemicídio e desontologização de pretos e pretas.
Acordarmos com o processo de escravização e total desumanização de pessoas completamente encerrado há 130 anos?
NÃO !
A exploração da mão de obra foi o meio para total dominação de pessoas.
Leis por si só nunca trouxeram e não trarão mudanças significativas na vida cotidiana da população brasileira, não será diferente para sua maioria (54,9% auto-declarados/as de pretxs e pardxs)
Continuar resistindo e lutando é preciso e necessário!
Só a luta constrói possibilidades reais de mudanças.
Luta forjada nas esquivas das capturas ainda em terras africanas, nas estratégias de sobrevivência nos porões dos navios negreiros, resistência a todo processo de desumanização e opressão, colonização de nossos corpos e nossas mentes ,apropriação dos corpos das mulheres negras, extermínio de nossa cultura, nossa ancestralidade e nossa essências.
Hoje, após mais de três séculos do processo mais violento e perverso que toda humanidade já presenciou, nos deparamos com um quadro de pleno retrocesso em políticas públicas de reparação para o povo preto deste país, onde mais se extermina e mais aniquila, onde menos se oportuniza.
Portanto, não temos nada a comemorar!
Temos muito o que lutar para garantir o direito à VIDA.
Em tempos de total desfacelamento dos direitos reagir é preciso!
Basta de racismo no trabalho e na vida!
Continuemos demarcando dias de resistir e lutar contra o RACISMO !
Justiça para o povo preto!

 

Roseane Ramos
Educadora

Anúncios

Comentários

X
preloader