Pesquisar
Close this search box.

Crime de racismo em concurso de Morrinhos: Punição é a resposta certa

Os responsáveis pelo conteúdo racista da prova de concurso da Prefeitura de Morrinhos, em Goiás, devem ser exemplarmente punidos. Afirma a coordenadora nacional do Movimento Negro Unificado (MNU) Iêda Leal. “Não podemos mais conviver em uma sociedade onde o crime de racismo é a todo momento praticado e ao mesmo tempo banalizado. Os racistas não podem ficar impunes”.

A prefeitura de Morrinhos e a empresa Consultoria Público-Privada (Consulpam) são as responsáveis pela prova do concurso que foi aplicada no dia 15 de janeiro de 2018 e foram denunciadas pelo crime de racismo.

Na categoria conhecimentos gerais, a prova trouxe o texto com o título “Qual a origem do Racismo?” E na questão 10 apresentou nas alternativas de respostas uma apologia negativa do negro. Ladrão, bandido, animal. As alternativas tinham como único propósito a desumanização da raça negra. Violência racial que atingiu milhares de cidadãos brasileiros; maioria da população.

Na sala do concurso, Hélio de Araújo Júnior sofreu diretamente o ataque. Ele é um dos mais de três mil candidatos que fizeram a prova. Constrangido, humilhado, massacrado, discriminado. Relatou que enfrentou os risos e a chacota das pessoas que estavam na sala com ele respondendo a prova. Revoltado, foi à delegacia e denunciou o racismo à polícia. “Foi uma coisa muito discriminatória”, afirmou.

“A legislação tipifica o racismo como crime. Exigimos a sua aplicação. Não podemos admitir atitudes racistas na sociedade do século XXI. Os crimes de racismo não podem ficar impunes”, enfatiza a coordenadora do MNU. A entidade apresentou representação ao Ministério Público de Goiás pedido apuração rigorosa do caso.

Para cobrar agilidade na apuração do inquérito, instaurado pelo MPGO para investigar o caso de racismo no concurso de Morrinhos, a coordenadora Ieda Leal e representantes do MNU se reuniram, no dia 29/01, com o procurador-geral de Justiça, Benedito Torres Neto, e a coordenadora do CAO de Direitos Humanos, Patrícia Otoni. “Queremos o MP como parceiro dessa luta contra o racismo”, frisou Leal.

O MNU repudia e lutará fortemente para impedir que casos como esses acorram. É preciso destacar o posicionamento de Hélio que, mesmo com todas as barreiras, teve a coragem de denunciar. “Foi muito difícil denunciar, você chega num órgão público e as pessoas acham isso normal. O Ministério Público da minha cidade me disse que não viu crime algum nisso”, relatou Hélio ao site de notícias “Curta Mais”, o primeiro a divulgar o caso de racismo. Reagir ao racismo é instrumento de cidadania contra essa violência racial, que massacra negros e negras neste país.

Na prova do concurso, a única resposta correta era “negro não é gente”.

A empresa organizadora do concurso não viu nada de errado. A prefeitura considerou simples falha. E para as autoridades que têm o dever de que cumprir a lei?

Esperamos providências.

Racismo é crime.

Tipo: Inafiançável e imprescritível.

A prova cabal: Questão 10.

Vítima: Hélio, Joaquim, Fernanda, Marias e milhares de negros e negras.

Pena: 3 anos de reclusão.

Crime: Racismo.

Testemunha: Sociedade.

Qual a alternativa correta para essa questão? Punição.

Reaja à Violência Racial.

Basta de impunidade!!!

Movimento Negro Unificado (MNU). Material enviado por Iêda Leal

 

Iêda Leal –
Professora da Rede Pública de Ensino, Secretária de combate ao racismo da CNTE, Coordenadora do C. R. Lélia Gonzales, Tesoureira do Sintego e Vice-presidente da CUT – GO

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
1 Comentário
O mais novo
Mais antigo Mais Votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes