Por Iêda Leal

Criada pela Lei Federal nº 7.668, de 22 de agosto de 1988, a Fundação Palmares tem como missão, conforme estabelecido no artigo 1º de seu Estatuto, “promover a preservação dos valores culturais, sociais e econômicos decorrentes da influência negra na formação da sociedade brasileira”.

Sérgio Nascimento de Carvalho é contra o Dia da Consciência Negra, ataca Marielle Franco, Thaís Araujo, Gilberto Gil, Martinho da Vila e Angela Davis.  Nomeado para um cargo comissionado por um governo que se elegeu sob uma plataforma racista.

Ao defender como legítimo o doloroso processo da escravidão brasileira, o novo presidente da Fundação Palmares macula a memória de Zumbi dos Palmares e de toda a comunidade negra do Brasil.

O Movimento Negro Unificado (MNU), entidade que combate o vergonhoso racismo que existe no Brasil, repudia as declarações de Sérgio Nascimento de Carvalho. Seu comportamento abominável afronta o objetivo da Fundação que ele aceitou dirigir.

Num país onde 55,8% da população é negra, em grande parte periférica e em sua maioria historicamente excluída e subalternizada, eis que o órgão que deveria cuidar e defender a cultura afrodescendente tem agora à frente um dirigente que discrimina as manifestações negras. Mais que um desmonte do Estado brasileiro, o que estamos assistindo é um escárnio.

Exigimos ética e respeito para com a população negra brasileira e a imediata renúncia ou exoneração do presidente da Fundação Cultural Palmares. E caso não sejamos atendidos, ingressaremos com um pedido de Ação Civil Pública nos órgãos competentes, para que Sérgio Nascimento de Carvalho seja enquadrado nos termos da improbidade administrativa, devido aos seus atos racistas.

Iêda Leal  – Coordenadora Nacional do Movimento Negro Unificado –MN

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

Leave a Reply

Your email address will not be published.