REDAÇÃO OBSERVATÓRIO 3º SETOR

Para a ONG Avante, as bonecas negras são raridade no Brasil, mas não deveria ser assim, já que 56,10% da população brasileira é negra

Por: Isabela Alves

Apenas 6% das bonecas produzidas no Brasil e 9% das comercializadas em lojas online são negras. Os dados são da pesquisa Cadê Nossa Boneca?, feita pela ONG Avante, uma organização baiana que atua pelos direitos das crianças.

Os dados têm como base sites de fabricantes e lojas de brinquedos. O levantamento analisou 1.093 modelos de bonecas divulgadas em 14 sites de fabricantes de brinquedos associados à Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq). Deste total, apenas 70 eram negras, sendo que 6 empresas nem sequer fabricavam esse tipo de produto.

Em 2018, apenas 7% das bonecas produzidas eram negras, enquanto elas eram 4% dos modelos colocados à venda de maneira online.

Por conta disso, muitos consumidores acabam optando por comprar bonecas artesanais. No entanto, elas são mais caras, o que dificulta o acesso da população de renda mais baixa a esses brinquedos.

Para a ONG, as bonecas negras são raridade no Brasil, mas não deveria ser assim, já que 56,10% da população brasileira é negra, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua do IBGE.

Fonte: UOL

Salve! Este site é mantido com a venda de nossos produtos. É, também, com um percentual dessas vendas, que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, do povo Krenak, em Minas Gerais, do Museu Kalunga Iaiá Procópia, em Goiás e do povo Xavante, no Mato Grosso. Ao comprar em nossa Loja Xapuri, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Contamos com você! WhatsApp:61 9 99611193.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: