Pesquisar
Close this search box.
As vacinas contra a covid-19

As vacinas contra a covid-19 podem ter efeitos colaterais?

As vacinas contra a covid-19 podem ter efeitos colaterais?

Por #Colabora

 

Bióloga Daniela Ferreira*, da Equipe Halo, da ONU, explica que imunizantes passaram por todas as fases sem causar danos aos pacientes testados

De acordo com a mais recente previsão do Ministério da Saúde, a vacinação no Brasil deve começar ainda em janeiro com as vacinas produzidas pela Sinovac/Butantan e pela Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, mas ainda há brasileiros que temem possíveis efeitos colaterais e suspeitam de imunizantes desenvolvidos. “Nenhuma etapa do desenvolvimento das vacinas contra a covid-19 foi pulada; elas passaram por todas as etapas de outras vacinas já aplicadas nas pessoas. São absolutamente seguras”, afirma a bióloga Daniela Ferreira, doutora em imunologia, professora e chefe do Departamento de Ciências Clínicas na Liverpool School of Tropical Medicine, no Reino Unido, um dos centros que verificam a eficácia da vacina desenvolvida por Oxford.

No quarto vídeo do #Colabora em parceria com a Equipe Halo, iniciativa global liderada pela ONU, Daniela Ferreira explica que as vacinas estão agora entrando na sua fase 4 – o monitoramento para verificar o aparecimento de efeitos colaterais, que não apareceram nas fases 1, 2 e 3, já superadas para a aprovação dos imunizantes. “Caso algum efeito colateral grave tivesse aparecido em uma dessas fases, o desenvolvimento da vacina teria sido suspenso. Mas isso não aconteceu, por isso, podemos atestar a segurança”, acrescentou a bióloga.

*Daniela Ferreira – bióloga, com doutorado em imunologia, professora e chefe do Departamento de Ciências Clínicas na Liverpool School of Tropical Medicine, no Reino Unido – fala sobre desenvolvimento das vacinas contra covid-19 e a possibilidade de efeitos colaterais

Fonte: Projeto Colabora

 

Salve! Este site é mantido com a venda de nossos produtos. É, também, com um percentual dessas vendas, que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, do povo Krenak, em Minas Gerais, do Museu Kalunga Iaiá Procópia, em Goiás e do povo Xavante, no Mato Grosso. Ao comprar em nossa Loja Xapuri, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Contamos com você! WhatsApp: 61 9 99611193.

 

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes