fbpx

O que já se sabe sobre a variante P.1

Covid-19 – Como a mutação identificada primeiramente em pessoas que passaram por Manaus virou desculpa para a falta de ação de governantes 

Por Leanderson Lima/Amazonia Real

Manaus (AM) – Sábado, 2 de janeiro de 2021. Uma família japonesa desembarca no Aeroporto Internacional de Tóquio, um dos mais movimentados do mundo, encerrando uma viagem de mais de 20 horas. Um homem na casa dos 40 anos, a mulher dez anos mais nova e o casal de filhos adolescentes retornavam de uma viagem de turismo a Manaus, no Amazonas. Os sintomas não demoraram a aparecer. O homem sentia dificuldade para respirar, enquanto a companheira tinha fortes dores de cabeça e a garganta estava inflamada. O adolescente apresentou febre e a irmã ficou assintomática. Os viajantes ficaram em quarentena, enquanto as autoridades médicas japonesas investigavam o caso. Bastaram oito dias para que os pesquisadores revelassem ao mundo a descoberta de mais uma variante do coronavírus.
O noticiário varreu o mundo e chegou ao Brasil, onde as autoridades desconheciam a existência dessa mutação do novo coronavírus, logo apelidada de “variante de Manaus” ou “cepa amazônica”. A preocupação era procedente. No Reino Unido, a variante identificada como P.1.1.7 se mostrava mais transmissível e fez com que o premiê britânico, Boris Johnson, decretasse um impopular lockdown durante as festas de fim de ano. Na África do Sul, uma variante batizada de B.1.351 também foi revelada já em meio à vacinação mundial. Será que os imunizantes seriam eficazes contra as variantes, foi o principal temor. Até hoje, não há uma resposta precisa.

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


E-Book A Verdade Vencerá – Luiz Inácio Lula da Silva

Em entrevista aos jornalistas Juca Kfouri e Maria Inês Nassif, Lula expressa sua indignação com o massacre sofrido ante a farsa da Lava Jato. Imperdível!
COMPRE AQUI