Povo Paiter Suruí perde mais uma liderança para a Covid-19

É a segunda morte na Terra Indígena Sete de Setembro essa semana

BLOG DA LUCIANA OLIVEIRA

Renato Labiway Suruí estava internado há mais de 15 dias em hospital do município de Cacoal e faleceu na noite desta quinta-feira, 28.
 
Na segunda-feira, o povo que tem apenas meio século de contato perdeu Iabibi Suruí.  As aldeias têm dezenas de infectados e dois estão internados em Unidades de Tratamento Intensivo – UTI.
 
Celso Suruí, disse que não tem palavras pra expressar a dor da família.
“São perdas inesperadas que aconteceram de forma tão rápida e jamais esperávamos por essa tragédia. Deixa todos nós familiares órfãos. Isso é resultado do descaso do governo com os povos indígenas nessa pandemia”, desabafou Celso.
 
Renato tinha 50 anos, sete filhos e morava na aldeia Lapetanha.
 
Ele é irmão de Almir Narayamoga Suruí, liderança que vem denunciando por meio das redes sociais a falta de políticas públicas para proteger seu povo e território.
“Não são só perdas de lideranças indígenas, mas de seres humanos. O governo deveria agir com responsabilidade para garantir saúde indígena de qualidade, porque todo ser humano tem direito de ter”, disse Almir.
 
Labibi foi enterrado sem ritual indígena e conforme orientação do Ministério da Saúde, rápido e sem aglomeração, mesmo ocorrerá com Renato.

 

Block

Salve! Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você!

P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, em qualquer dia. GRATIDÃO!

Block

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA?

P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, em qualquer dia. GRATIDÃO!

continua depois da propaganda