ANEL DE TUCUM – A HISTÓRIA E O VERDADEIRO SIGNIFICADO

Para quem nunca ouviu falar do Anel de Tucum, neste conteúdo irá conhecer o seu significado, que remete aos tempos em que negros e índios eram explorados na sociedade, na época do Império no Brasil.

Enquanto a classe dominante usava jóias, os negros e índios confeccionavam seu próprio anel, a partir da semente de uma palmeira, comum da Amazônia, denominada Tucum. Os senhores de engenho e as sinhás, em seus matrimônios usavam anéis de ouro, mas os escravos o faziam com o Anel de Tucum.

No período da escravidão no Brasil, o Anel de Tucum, simbolizava para os escravos, símbolo de amizade, união e resistência na luta pela libertação. Esse anel então, se tornou para as camadas sociais oprimidas, um símbolo de aliança e parceria.

O uso do Anel de Tucum na atualidade

Devido à sua origem, este anel, nos dias de hoje, passou a ser considerado símbolo das causas indígenas e populares e, geralmente, quem o usa quer expressar que é a favor delas e as apoia.

Posteriormente, os cristãos católicos também aderiram ao uso do Anel de Tucum, o transformando em símbolo de fé, libertação e humildade.

Jovens atualmente optam por usar esse anel como forma de sinalizar que defendem a causa pela igualdade e justiça social. Outras pessoas o utilizam apenas como enfeite e adorno, sem se dar conta de seu real significado. Pelo seu significado histórico, o anel de Tucum se tornou um símbolo da aliança com a causa dos mais simples, desfavorecidos e humildes. Geralmente, quem usa o anel, expressa sua identificação com as causas que têm os ideais da igualdade, justiça e solidariedade para os mais necessitados.

O Anel de Tucum – o documentário

Em 1994, Conrado Berning, cineasta ganhador de diversos prêmios nacionais e internacionais, fez um documentário sobre “O Anel de Tucum”. Nesse filme, um dos entrevistados é o bispo Dom Pedro Casaldáliga. Ele dá a seguinte declaração: “Este anel é feito a partir de uma palmeira da Amazônia. É sinal da aliança com a causa indígena e com as causas populares. Quem carrega esse anel significa que assumiu essas causas.E, as suas consequências. Você toparia usar o anel?”

Curiosidade

À título de curiosidade, o famoso cantor sertanejo Luan Santana, faz uso desse anel, o que tornou este adorno simbólico mais conhecido pelas pessoas.

Félix artesão do Anel de Tucum há três décadas

No Brasil temos um artesão, chamado Félix, que vive no Piauí e mora na zona rural de Esperantina, que confecciona este anel há três décadas e de forma bem rústica. Assistam este vídeo do Canal Chico Museu TV Cultural, publicado em 2016, no qual ele se apresenta e mostra os anéis que ele mesmo faz.

O maior valor do Anel do Tucum está em seu significado!

O valor do Anel de Tucum, diferente de uma joia de metal precioso, está mais atrelado a seu simbolismo do que à questão material. O preço do anel é quase nulo e esse desprendimento, coincidentemente, tem relação ao seu simbolismo, atrelado aos desfavorecidos e à uma existência mais simples e igualitária para todos.

Os materiais utilizados são todos naturais e a confecção realizada de forma rústica e manual reforçam, ainda mais, o significado que lhe é atribuído: Anel de Tucum: o Símbolo da Simplicidade!

Fonte: Greenme

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

Leave a Reply

Your email address will not be published.