Pesquisar
Close this search box.

A brasileiríssima Jabuticaba

A brasileiríssima Jabuticaba

Atrás do grupo escolar, ficam as jabuticabeiras / Estudar a gente estuda / Mas depois, / ei pessoal; / (…) / Jabuticaba chupa-se no pé. – Carlos Drummond de Andrade, em trecho de Menino Antigo 

Por Lúcia Resende

Quem não se lembra de ter repetido, do rol de adivinhações que figuram no repertório popular: “o que é o que é que nasce verde, cresce redondinha, fica preta e vai estourar no céu”?

E quem nunca chegou debaixo de uma jabuticabeira carregada, tirou a fruta do pé, jogou na boca e a fez estourar ali no palato, lembrando-se daquela adivinhação, provavelmente não é do Brasil. Se é, figura como exceção.

A pretinha deliciosa é coisa nossa, e os registros de sua existência por aqui datam da época do Descobrimento. Típica da Mata Atlântica, a jabuticabeira (Myrciaria cauliflora) ocorre, naturalmente, de forma mais concentrada, na região Sudeste, mas também pode ser encontrada em outras matas. Cultivada, é figura certa nos pomares de todo o país.

Alimento de insetos, aves, capivaras, porcos-do-mato, cutias, macacos, micos, quatis e muitos outros animais, a jabuticaba contribui para preservar nossa fauna. Mas é o bicho gente que lhe dá maior valor, seja para o consumo ao natural ou para ser usada no preparo de doces, tortas, sucos, xaropes, bolos, geleias, licores, vinhos, aguardentes, vinagres ou, ainda, como corante.

Estudos indicam que produtos feitos com a jabuticaba possuem propriedades antioxidantes, pois a fruta contém alta concentração de polifenóis, especialmente a quercetina e a rutina.

Algumas razões para consumir jabuticaba

  • Os polifenóis da fruta contribuem para melhorar a qualidade de vida de pacientes diabéticos e de portadores de doenças degenerativas como o mal de Alzheimer;
  • A quercetina e a rutina possuem propriedades antitumorais e antiglicêmicas, ajudam a combater o colesterol ruim (LDL) e aumentam o colesterol bom (HDL), além de revigorarem o sistema nervoso.
  • A fruta contém compostos de vitamina C, B2 e B5, e é fonte de minerais como cálcio, ferro e fósforo.
  • O chá de cascas de jabuticaba é empregado no tratamento de angina de peito, disenteria e erisipela.
  • O chá da entrecasca é usado para tratamento da asma.
  • O caldo da jabuticaba, usado em gargarejos, é eficaz contra as inflamações agudas e crônicas da boca e garganta.
  • A jabuticaba é anti-inflamatória e é indicada em caso de: amigdalite, inflamação dos intestinos, doenças do sistema respiratório, inclusive tuberculose.

geleia-jabuticabaGeleia de Jabuticaba

Ingredientes

  • Jabuticabas
  • Açúcar
  • Água

Modo de preparo

Lave bem as jabuticabas, esmague um pouco e coloque numa panela ou tacho. Coloque água até cobrir bem as frutas. Deixe descansar por uns 15 minutos e leve ao fogo, deixando ferver até as jabuticabas ficarem bem macias (20-30 minutos). Escorra o caldo em uma peneira e reserve. Deixe esfriar um pouco e passe as jabuticabas numa peneira de trama média, esfregando bem, para extrair o máximo de polpa (vá colocando um pouquinho de água enquanto coa). Em seguida, misture o caldo reservado com a polpa e passe tudo por uma peneira mais fina. Coloque de volta no tacho ou panela, acrescente o açúcar na proporção ½ para 1 (1 litro de caldo, ½ litro de açúcar). Leve ao fogo alto e deixe ferver, mexendo de vez em quando com uma colher de pau, até dar o ponto de geleia (uma hora mais ou menos, fogo alto). O ponto é quando, ao mexer, a calda começa a ficar espumosa e a subir. Na dúvida, coloque um pouquinho num copo com água fria. Juntou no fundo, está pronta a geleia. Daí, é deixar esfriar e servir com bolachas, pães, queijos, bolos etc.

 

 


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA?
ASSINE AQUI

 

 

 

 

 
 
 

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes