Onã Silva a poeta do cuidar, cuida e dedica seu talento às lavadeiras. Utilizando-se do poema fluido, lírico e livre, vai apresentando aos nossos sentidos o ofício da lavadeira. Seus costumes, suas vestimentas, sua comida e a alegria do encontro – lavadeira e rio. Onã nos faz apreciar o ofício e a poesia, além do simples ato de lavar a roupa, conseguimos, pelo seu cordel ver “a alma de lavadeira”

 

Arrastando a alpercata de couro

Lá vem a lavadeira

A Rainha Equilibrista

E sua coroa de algodão

Uma trouxa balofa na cabeça

E uma lata de farofa na mão.

 

Cantarolando, some pela estrada

Atrás da procissão de lavadeiras

Caleja os pés no cascalho

Até encontrar o riacho risonho

Que corre às gargalhadas

E abraça o mundo

cantando chuá, chuá!

 

A rainha do rio senta-se no trono

Uma pedra gorducha e cascorenta

Brinca com as piabas, conta prosa.

Assobia com os passarinhos

O refrão das mulheres que lavam:

Ensaboa, esfrega

bate e torce.

Ajoelhadas, estas mulheres reinam nas águas

Reverentes, diante do quaradouro

– o altar verdejantemente carinhoso

Beija muda por muda de roupa

Deixando-as brancas, brilhantes,

cheirosas,

como a alma de lavadeira.

 

Onã Silva é enfermeira-cordelista, A Poetisa do Cuidar é Graduada em Enfermagem e Artes Cênicas, Pós-Graduada em Saúde Pública, Mestre em Educação, Doutora e Pós-Doutora. Filiada a diversas academias literárias. Idealizou a Academia Internacional de Poetas e Escritores de Enfermagem (Academia IPÊ). Recebeu em 2019, o Título de Cidadã Honorária de Brasília, pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. Autora premiada em concursos de poesias, monografias e trabalhos científicos. Também é membro da ALANEG/RIDE representando a Cidade de Posse-Goiás.

Salve! Este site é mantido com a venda de nossos produtos. É, também, com um percentual dessas vendas, que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, do povo Krenak, em Minas Gerais, do Museu Kalunga Iaiá Procópia, em Goiás e do povo Xavante, no Mato Grosso. Ao comprar em nossa Loja Xapuri, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Contamos com você! WhatsApp: 61 9 99611193.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: