fbpx

A Cantiga das Lavadeiras é Música que Ecoa na Floresta

Onã Silva, a poeta do cuidar, cuida e dedica seu talento às lavadeiras. Utilizando-se do poema fluido, lírico e livre, vai apresentando aos nossos sentidos o ofício da lavadeira. Seus costumes, suas vestimentas, sua comida e a alegria do encontro – lavadeira e rio. Onã nos faz apreciar o ofício e a poesia, além do simples ato de lavar a roupa, conseguimos, pelo seu cordel ver “a alma de lavadeira”

Arrastando a alpercata de couro

Lá vem a lavadeira

A Rainha Equilibrista

E sua coroa de algodão

Uma trouxa balofa na cabeça

E uma lata de farofa na mão.

 

Cantarolando, some pela estrada

Atrás da procissão de lavadeiras

Caleja os pés no cascalho

Até encontrar o riacho risonho

Que corre às gargalhadas

E abraça o mundo

cantando chuá, chuá!

 

A rainha do rio senta-se no trono

Uma pedra gorducha e cascorenta

Brinca com as piabas, conta prosa.

Assobia com os passarinhos

O refrão das mulheres que lavam:

Ensaboa, esfrega

bate e torce.

 

Ajoelhadas, estas mulheres reinam nas águas

Reverentes, diante do quaradouro

– o altar verdejantemente carinhoso

Beija muda por muda de roupa

Deixando-as brancas, brilhantes,

cheirosas,

como a alma de lavadeira.

 

Sobre a Autora

Enfermeira-cordelista, A Poetisa do Cuidar é Graduada em Enfermagem e Artes Cênicas, Pós-Graduada em Saúde Pública, Mestre em Educação, Doutora e Pós-Doutora. Filiada a diversas academias literárias.  Idealizou a Academia Internacional de Poetas e Escritores de Enfermagem (Academia IPÊ).  Recebeu em 2019, o Título de Cidadã Honorária de Brasília, pela Câmara Legislativa do Distrito Federal. Autora premiada em concursos de poesias, monografias e trabalhos científicos. Também é membro da ALANEG/RIDE representando a Cidade de Posse-Goiás.

 


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA?

ASSINE AQUI