A Enchente das Goiabas –

Na tradição Puri, (e na de outros povos de Minas Gerais) do dia 19 de março se comemora o Ano Novo, a “Enchente das Goiabas”.

A tradição, que acontece também no nordeste brasileiro, está ligado a festa de São José, e às chuvas de março. No sertão se diz que, caso não chova até esta data, é sinal que será um ano de seca.

A enchente das goiabas acontecem para fechar o ciclo destas frutas, que dada à sua abundância formam um tapete no chão. Há muitos pés de goiabas ao longo dos rios Piau, Formoso e Pomba, em Minas Gerais. A celebração ainda persiste entre os Puri em algumas localidades, e é recordada com memórias vívidas pelos mais velhos.

Este novo ciclo marca a época propícia para plantar, pois as sementes serão fertilizadas pelas águas de março. Na tradição Puri, essa data deve ser comemorada com 03 dias de festa,nas quais os ancestrais serão honrados, e se irá semear as futuras colheitas…

… Então, Feliz Ano Novo a todos! (E vamos semear!!!)

*Publicado com atraso devido a problemas de internet…

(Via Felismar Puri)

jairo-foto-raial

 

 

Raial Orotu Puri – Indígena do povo Puri. Graduada em Direito. Doutoranda em Antropologia. Chefe de Divisão no IPHAN/Acre. Assessora jurídica da Federação Indígena do Povo Huni Kui do Acre (FEPHAC).

Te entregra, Corisco!
Eu não me entrego, não!
Eu não me entrego ao tenente,
Nem tampou ao Capitão.
Eu só enfrento a “puliça”
De parabelum na mão.”
Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. Para continuar na luta, nós precisamos muito da sua colaboração. Ao comprar uma camiseta nossa, você fortalece uma causa, você investe na Resistência. Visite nossa Loja Solidária: https://www.xapuri.info/loja-solidaria Em Formosa, encomende sua camiseta diretamente com Geovana: 61 9 93 52 9191. Em Brasília, encomendas com Janaina: 61 9 9611 6826.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: