Bento de Sumé: as criações de animais e santos em esculturas de madeira

Além dos pássaros, no espaço ainda há esculturas de outros animais como onças, cavalos, bois, tatus, cobras, personagens do imaginário popular e também as imagens religiosas como as de São Francisco, São José, Santo Antônio e Nossa Senhora. O entalhe do artista é considerado primitivo, característica que imprime personalidade e identidade as suas obras.

Foto: Novos Para Nós

Natural de Sumé, Bento morou muitos anos em São Paulo onde trabalhava como prestador de serviços. Depois de um atropelamento, não conseguiu mais voltar a antiga função e decidiu retornar ao estado natal.

Quando já estava na Paraíba, encontrou perto de casa um palete de madeira. Do material resolveu criar algum trabalho artístico: pássaros. Desde então, o escultor tem se dedicado a transformar objetos em peças com status de arte.

Foto: Reprodução

As esculturas de Bento de Sumé são reconhecidas por lojistas, arquitetos, decoradores e colecionadores de todo o Brasil. O trabalho do artista começou a ser comercializado na feira livre da cidade de Sumé. Só em 2005 o escultor ganhou o reconhecimento no estado e fora dele.

Mesmo esculpindo peças diversas, são mesmos os bichos o tema preferido do artista. De todo o trabalho, o maior desafio são as curvas que os troncos da madeira empregam na matéria-prima. Bento se diverte com desenho que a própria natureza criou. “A melhor parte de viver é criar”, comenta.

Esculturas de Bento de Sumé
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

ANOTE AÍ:

Fonte desta matéria: http://www.conexaoboasnoticias.com.br/bento-de-sume-as-criacoes-de-animais-e-santos-em-esculturas-de-madeira/

Com informações: TV Cariri / Novos Para Nós / Arte Popular Brasil

Anúncios

Comentários

X
preloader