“O Cambuci volta ao bairro!” Esse é o tema da campanha de crowdfunding (arrecadação coletiva) que a Rota do Cambuci e o Instituto Auá lançam hoje, e que vai até o próximo dia 20 de março, para financiar um evento especial no calendário paulista: a realização do IX Festival Gastronômico do Cambuci em São Paulo.

O festival tem por objetivos: resgatar a cultura viva em torno desse fruto que é símbolo da Mata Atlântica; trazer manifestações artísticas únicas;  e, incentivar o cultivo da fruta no bairro que empresta seu nome ao fruto.  Além da arrecadação financeira, a campanha quer movimentar os paulistas para uma releitura de sua  história, trazendo público e envolvimento com o festival em prol da preservação do Cambuci.

O Festival  acontecerá nos dias 25 e 26 de março, no Largo do Cambuci, com uma programação diferenciada: encontro com os guardiões do fruto, que levam histórias e saberes sobre a cultura da Serra do Mar Paulista, rodas de conversa, oficinas e plantios de mudas, apresentação de chorinho e atrações culturais artísticas e típicas. Tudo para reforçar a própria identidade brasileira, ​reativando memórias e apontando caminhos para um desenvolvimento mais sustentável.

Rota do Cambuci é hoje um amplo coletivo de parceiros locais, prefeituras, ONGs, produtores rurais, pesquisadores e comerciantes, gerida pelo Instituto Auá de Empreendedorismo Socioambiental, que propõe uma aliança em torno do fruto, para um novo desenvolvimento ao longo dos 78 municípios do Cinturão Verde de São Paulo, com geração de renda para os produtores e preservação da Mata Atlântica.

O fortalecimento do movimento da Rota do Cambuci depende de todos e a campanha é uma forma de trazer cidadãos e empresas para apoiarem e fazerem parte dessa história, lembrando que também ganharão recompensas diferenciadas, inspiradas nas ricas tradições do fruto.

Participe! Doe, divulgue e conheça as recompensas: www.kickante.com.br/rotadocambuci

 

 

Deixe uma resposta