O carbúnculo é um lagarto mágico que carrega um grande diamante bem no centro da testa. Reza a lenda que esse ser fantástico vive com seu único dono, um ex-sacristão, no Rio Grande do Sul, nos morros que ficam na divisa do Brasil com o Uruguai

Dizem que o carbúnculo é um ser do bem que usa a luz do seu diamante para afastar malfeitores. Dizem também que é tão bondoso e que quando encontra uma pessoa muito pobre, tira o diamante da cabeça e entrega para essa pessoa. No lugar, nasce outro.

Alguns relatos reportam que o carbúnculo é também conhecido como a “Salamanca do Jarau”, um ser mítico que vivia nas missões do sul do Brasil desde os tempos dos jesuítas. Hoje, continua por lá, emitindo raios de luz do diamante encravado na sua cabeça. Contam também que, à noite, se transforma em uma linda mulher.

Você sabia?

Os lagartos pertencem ao grupo de animais chamados répteis e têm o corpo coberto de escamas em lugar de pelos ou de penas. Existem mais de 3 mil espécies, ou tipos, de lagartos. Iguanas, camaleões, lagartixas e os lagartos da família Scincidae são alguns desses tipos.

Os lagartos são animais de sangue frio. Por isso, a maioria deles procura lugares quentes para viver. Muitas espécies habitam regiões tropicais úmidas ou desertos secos. Os lagartos vivem debaixo da terra, sobre o chão ou em árvores e plantas. Algumas espécies passam parte do tempo na água. (Fonte: Wikipedia)

carbunculo-zona33-com-br


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA?

ASSINE AQUI

%d blogueiros gostam disto: