O chambari é uma adaptação tocantinense do “ossobuco” italiano, que significa, literalmente, osso furado. No Tocantins, o osso é cortado horizontalmente e cozido com pimenta e temperos.

O chambari é servido com arroz, cheiro verde e, com frequência, também com farinha de mandioca e muita pimenta. Uma curiosidade do chambari é que, em várias partes do Tocantins, ele é servido pela manhã, antes de as pessoas irem para o trabalho.

Para fazer o chambari, basta adicionar água, sal, cebola e corantes ao osso, depois colocar para ferver em panela de pressão por pelo menos uma hora. É um prato simples, nutritivo e delicioso.

Receita do Chambari do Tocantins

INGREDIENTES

  • 2 K. da perna da vaca(boi)

  • 2 cebolas médias

  • cheiro verde com fartura

  • 4 dentes de alho socado

  • 300grs de farinha de mandioca

  • 1/2 colher de chá de cominho

MODO DE PREPARO

  1. Compre a perna já cortada em rodelas de 2 dedos, e afervente duas vezes.
  2. Leve pra panela de pressão com alho, cebola cortadinha mais ou menos 30mts.
  3. abre coloque sal a gosto se quiser pimenta e co
  4. bre de água, cosinhe até o ponto de bem macia +ou- 1h.
  5. Farofa: esta farofa é crua, em uma tigela coloque farinha , cheiro verde cominho e vá jogando caldo da carne por cima e mechendo até o ponto mole.
Fontes desta matéria (com edições):
Receita por Edna Alves Teixeira

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: