O chambari é uma adaptação tocantinense do “ossobuco” italiano, que significa, literalmente, osso furado. No Tocantins, o osso é cortado horizontalmente e cozido com pimenta e temperos.

O chambari é servido com arroz, cheiro verde e, com frequência, também com farinha de mandioca e muita pimenta. Uma curiosidade do chambari é que, em várias partes do Tocantins, ele é servido pela manhã, antes de as pessoas irem para o trabalho.

Para fazer o chambari, basta adicionar água, sal, cebola e corantes ao osso, depois colocar para ferver em panela de pressão por pelo menos uma hora. É um prato simples, nutritivo e delicioso.

Receita do Chambari do Tocantins

INGREDIENTES

  • 2 K. da perna da vaca(boi)

  • 2 cebolas médias

  • cheiro verde com fartura

  • 4 dentes de alho socado

  • 300grs de farinha de mandioca

  • 1/2 colher de chá de cominho

MODO DE PREPARO

  1. Compre a perna já cortada em rodelas de 2 dedos, e afervente duas vezes.
  2. Leve pra panela de pressão com alho, cebola cortadinha mais ou menos 30mts.
  3. abre coloque sal a gosto se quiser pimenta e cobre e de água, cozinhe até o ponto de bem macia +ou- 1h.
  4. Farofa: esta farofa é crua, em uma tigela coloque farinha , cheiro verde cominho e vá jogando caldo da carne por cima e mexendo até o ponto mole.
Fontes desta matéria (com edições):
Receita por Edna Alves Teixeira

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

Revista Xapuri

Mais do que uma Revista, um espaço de Resistência. Há seis anos, faça chuva ou faça sol, esperneando daqui, esperneando dacolá, todo santo mês nossa Revista Xapuri  leva informação e esperança para milhares de pessoas no Brasil inteiro. Agora, nesses tempos bicudos de pandemia, precisamos contar com você que nos lê, para seguir imprimindo a Revista Xapuri. VOCÊ PODE NOS AJUDAR COM UMA ASSINATURA? 

ASSINE AQUI

%d blogueiros gostam disto: