Pesquisar
Close this search box.
Daniela Mercury

Daniela Mercury: “Qualquer maneira de amar vale a pena”

Desde Brasília, o jornalista Rodrigo Couto viajou à Bahia para entrevistar a cantora Daniela Mercury, estrela engajada do mundo das artes brasileiro. Veja a entrevista:

RC – Mesmo já sendo uma artista conhecida e respeitada, você floresceu em 1992, durante o impeachment do presidente Collor. Coincidentemente, no ano passado, a gente teve o impeachment da presidenta Dilma, e você também está aí com novos trabalhos, novas propostas. Você sente que tá florescendo de novo? O Brasil está descobrindo a Daniela Mercury de novo?

Na verdade, eu sempre tive esse discurso mais politizado, mais profundo. Se você vir todas as minhas entrevistas, eu desde menina escolhi uma música… por isso que eu digo que o meu axé é muito MPB, eu quando cantava em barzinhos, eu já cantava um repertório político.

RC – De onde nasceu esse engajamento?

Eu fui educada pelo pensamento dos artistas, pelo pensamento livre contra a censura. Fui educada por Chico Buarque, por Caetano Veloso, por Gilberto Gil, pelos tropicalistas todos, pelos mineiros – “Qualquer maneira de amar vale a pena, qualquer maneira de amor vale amar” –, foi essa turma que fez a minha cabeça desde menina, eu sou artista desde muito pequena.

RC – Então é dessa “educação” que vem a sua militância?

É esse discurso que eu trago de lá pra cá que, talvez, num determinado momento, na época do impeachment, ficasse mais desejado pelo público, a alegria, a afirmação de Brasil. Não se entendia muito o que era o meu discurso de empoderamento negro, mas tava todo mundo precisando da brasilidade do samba de volta, e é por isso que eu digo que o axé devolveu o samba aos pés do Brasil, especificamente o sucesso do “Canto da Cidade”.

RC – E agora, Daniela?

Agora, depois de 30 anos de democracia, a gente volta a ter um momento político difícil, um contexto econômico de recessão, e aí as pessoas param de novo pra pensar sobre o que é que tá bom neste país, o que não está. E aí o meu discurso, que sempre foi esse, volta a ser importante. Discurso de afirmação feminina, nordestina, negra e, depois que me casei com Malu, ainda incorporei esta luta contra a homofobia, que é natural porque é de todos nós, todas as lutas são nossas, já eram minhas antes – sou embaixadora do UNICEF há mais de 20 anos e agora embaixadora da igualdade pela ONU também na luta contra a homofobia.

Rodrigo Couto – Jornalista. Âncora do Programa 100 Roteiro


Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuriinfo.dream.press. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!


 E-Book Caminhando na Floresta

Um livro imperdível sobre a experiência do autor na convivência com os seringueiros do Vale do Acre nos tempos de Chico Mendes.

[button color=”red” size=”normal” alignment=”center” rel=”nofollow” openin=”newwindow” url=”https://lojaxapuriinfo.dream.press/produto/e-book-caminhando-na-floresta/”]COMPRE AQUI[/button]

 

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes