Pesquisar
Close this search box.

Ecofalante: 121 filmes de 31 países e homenagem Chico Mendes

Ecofalante: 121 filmes de 31 países e homenagem Chico Mendes –

Por Mônica Nunes/Conexão Planeta

Este ano, o festival de cinema com temática socioambiental mais importante da América do Sul celebra a Semana e o Dia do Meio Ambiente (5/6) ocupando 32 salas de cinema e 50 espaços culturais e educacionais, que exibirão 121 filmes de 31 países durante 14 dias – de 31 de maio a 13 de junho -, gratuitamente. A programação completa está disponível no site, mas já destaco, aqui, detalhes interessantes e algumas da principais atrações.

O cineasta alemão Werner Herzog ganha retrospectiva histórica na 17a. Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental, com 18 produções. Esta é a maior retrospectiva do cineasta já feita no mundo, e traz algumas de suas mais impactantes obras, revelando o conflito entre a natureza e o homem.

Serão exibidos Hércules (1962) e Fata Morgana (1971), além de produções mais recentes como O Homem-UrsoEncontros no Fim do Mundo e o maravilhoso A Caverna dos

homenagem especial desta edição vai para o seringueiro ativista e ambientalista Chico Mendes (foto de destaque deste post), assassinado há 30 anos, que será realizada em 5 de junho, às 20 h, na sala 2 do cine Reserva Cultural, com a exibição do filme Chico Mendes, Eu Quero Viver, de Adrian Cowell, seguido de debate sobre seu legado pela proteção da floresta. Desse encontro participarão sua filha, Elenira Mendes e da atual vice-presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros, Edel Nazaré de Moraes Tenório.

Também será exibido, durante a mostra, o documentário Crianças da Amazônia (foto abaixo), de Denise Zmekhol. Aqui, a floresta do alto rio Juruá é vista de “dentro e pelos olhos de crianças e da própria diretora. Há o olhar de gente até agora invisível: índios e seringueiros, crianças e velhos”, revela o antropólogo Mauro Barbosa de Almeida, no site da mostra.

Ecofalante ainda selecionou produções de diretores renomados que tiveram destaque nos festivais de Cannes, Berlim, Veneza, Sundance, Roterdã, Locarno, Toronto e SWSX para a Mostra Internacional Contemporânea, de longas e curtas metragens que se dividem em seis temas: campo, cidades, consumo, povos & lugares, preservação e trabalho.


Safári (foto acima)
, que trata da indústria de safáris na África e foi lançado no Festival de Veneza, além de ser exibido nos festivais de Roterdã, Toronto e Londres, é a atração da sessão de abertura da mostra. Também serão exibidos:
 Os Hedonistas, de Jia Zhangke, sobre trabalhadores de um parque de diversões, selecionado para o Festival de Locarno;
– Alforria Animal, de D. A. Pennebaker;
– Troféu, sobre a indústria da caça, foi destaque nos festivais de Sundance e SXSW;
– Habaneros, de Julien Temple, traz a história da cidade de Havana ao som de diversos ritmos musicais; e
– Sangue Sami, premiado em Veneza, retrata o racismo na Suécia nos anos 1930.

Da Competição Latino-Americana, participam 28 títulos de oito países: além do Brasil (Sob a Pata do Boi, na foto abaixo), Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Honduras, México e Peru. Os prêmios variam entre R$ 5 mil e R$ 15 mil.

Na mostra deste ano, as crianças também têm vez com a Sessão Infantil, que apresenta uma boa seleção de animações, ficções e documentários produzidos no Brasil, Chile (Idade/Identidade, abaixo), EUA, França e México.

Estudantes de todos níveis de ensino foram contemplados com exibições especiais e também a possibilidade de divulgar suas criações, com Programa Ecofalante Universidades e a Mostra Escola, que promovem projeções e discussões em instituições educacionais. São 14 filmes produzidos na Alemanha, Áustria, Brasil, Canadá, China, EUA, Espanha, França e Reino Unido. Já o Concurso Curta Falante apresenta nove produções de instituições de ensino de Brasília, Mato Grosso,  Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Elas concorrem a dois prêmios: um do júri e outro do público.

Conversas, workshops e realidade virtual

Mostra Ecofalante não é só feita da exibição de filmes. Além dos debates que acompanham os temas da Mostra Internacional (veja a programação no site), este ano ainda serão realizados o Seminário Cinema e Educação, em parceria com o SESC-SP, e dois workshops: um com o cineasta Jorge Bodansky sobre A Prática do Cinema Documental e outro com o biólogo, ecólogo e educador Ed Grandisoli (doutorando em Educação para a Sustentabilidade pela USP) que provocará o público presente a respeito do Audiovisual na Sala de Aula: A Arte a Favor do Meio Ambiente.

E uma parceria com a ONG Greenpeace leva pra dentro da mostra uma experiência sensorial incrível. que recria o ambiente de da floresta amazônica com imagens, sons e aromas. Munduruku: A Luta para Defender o Coração da Amazônia é uma atividade em realidade virtual, que leva os cinéfilos para uma aldeia indígenana Amazônia, com direito a estímulos táteis, auditivos e olfativos. Será no Circuito SPCine Olido, Avenida São João, 473, Centro. Essa experiência foi realizada pela primeira vez, em São Paulo, em junho do ano passado.

Fotos: Divulgação

Mônica Nunes –  com experiência em revistas e internet, escreveu sobre moda, luxo, saúde, educação financeira e sustentabilidade. Trabalhou durante 14 anos na Editora Abril. Foi editora na Claudia e Boa Forma, no site feminino Paralela, e colaborou com Você S.A. e Capricho. Por oito anos, dirigiu o premiado site Planeta Sustentável, considerado o maior portal no tema pela UNF. Integra a Rede de Mulheres Líderes em Sustentabilidade.
ANOTE AÍ:
0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes