Lá vem o Cariri ali/Com saco de pegar criança/Pegando menino e moça/Pegando tudo que a vista alcança.”

A saga carnavalesca do velho Cariri olindense

Por jeffcelophane 

O Cariri é exibido ao ar livre em Guadalupe Há 86 anos, na madrugada de sexta para sábado, o Cariri Olindense sai do bairro de Guadalupe às 4h da manhã e percorre as ruas de Olinda seguido por uma orquestra de frevo.

Com longas barbas brancas e chapéu de palha, ele anda à cavalo e carrega um saco. Uma lenda diz que esse senhor sequestra criancinhas, mas tudo não passa de uma brincadeira.

Essa assombração é o mascote da troça carnavalesca mais antiga da Cidade Alta, que virou tema de um curta-metragem, o documentário O Cariri, com nove minutos de duração, foi dirigido por Antonio Souza Leão, Cristiano Sidoti e Antonio de Olinda. Eles entrevistaram os organizadores da troça, filmaram sua saída e reconstituíram a lenda do personagem que lhe dá nome. As entrevistas são bem espontâneas, sem excessos de direcionamento, e conseguem transmitir o espírito anárquico da agremiação.

Fonte:  jeffcelophane Blog Olinda Urgente

 

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

One Response

Leave a Reply

Your email address will not be published.