Ossãe, Ossaim, Ossain, ou Ossaniyn, orixá e deus africano das folhas, é o vodun da caça e das florestas. Filho de Nanã e Oxalá, Ossaim recebeu de Olodumaré o segredo das folhas medicinais e litúrgicas, chamadas de folhas sagradas, usadas nos ritos do candomblé numa mistura especial de nome abô.

Cada Orixá tem a sua folha, mas só Ossaim detém os segredos de todas elas. Só ele sabe quais delas trazem calma, vigor, sorte, honra, glória e honras ou, ainda, miséria, doenças e acidentes. Ele sabe também que sem as folhas e seus segredos não há o poder do axé.  Portanto, sem elas nenhuma cerimônia religiosa é possível.

Como todos os orixás dependiam de Ossaim para garantir o sucesso de seus trabalhos, um dia Xangô, cujo temperamento é impaciente, guerreiro e imperioso, ficou irritado por essa desvantagem e decidiu pedir a Iansã, sua esposa e senhora do vento, para tirar de Ossaim a propriedade das folhas.

Xangô explicou que, em certos dias, Ossaim sempre pendurava num galho de árvore uma cabaça contendo suas folhas mais poderosas. Seu plano era que Iansã desencadeasse uma tempestade bem forte num daqueles dias.

Então Iansã fez o vento soprar grandes rajadas, levando o telhado das casas, arrancando as árvores, quebrando tudo por onde passava, até soltar a cabaça do galho onde estava pendurada. A cabaça rolou para longe e todas as folhas voaram.

Os orixás se apoderaram e tornaram-se donos de algumas delas. Mas Ossaim permaneceu senhor do segredo de suas virtudes. Só ele sabe das palavras que devem ser pronunciadas para provocar a ação de cada folha. É por isso que, até hoje, ele reina como senhor absoluto sobre as plantas.

Fonte: Segundo https://serravallenaafricadosul.blogspot.com.br, esta lenda foi catalogada pelo fotógrafo francês Pierre Verger (1902–1996), que viveu muitos anos na Bahia e viajou por 17 anos pela África Ocidental.

Anúncios

Comentários

X
%d blogueiros gostam disto:
preloader