Paulo, um menino esperto de apenas nove anos, e Evandro, funcionário da Terracap de 50 e poucos, se juntaram para contar em livro uma linda história de bichos e heróis da mitologia grega e do folclore brasileiro que se juntam para vencer a maldade.

Evandro conta do método inusitado de produção desta lindeza de livrinho pelos parceiros: “Conheci o Paulo pouco depois de um momento difícil vivido por ele: a perda paterna. Na tentativa de ajudá-lo a conviver com o sentimento provocado pela ausência do pai, dei-lhe um livro ilustrado pelo grande Ziraldo.

Tempos depois, um kit para desenho. O resultado foi surpreendente. Passei a receber, com bastante frequência, por mensagem no celular, desenhos feitos por cultivo desde a juventude.

O resultado foi surpreendente: Paulo introduzia sequências que modificavam, completamente, as minhas expectativas; as inserções que faziam quebravam as minhas pernas, obrigando-me a rearranjar meu raciocínio para continuar a trama. Gostei da experiência e resolvi convidá-lo a fazer uma nova história. Construímos, pouco a pouco, essa ‘Aventura na Floresta’.

O meio de comunicação continuou sendo o celular. Foi uma espécie de pingue-pongue: ora um, ora outro enviava desenhos e textos em sequência aos recebidos antes”. Que história!

Daí saiu uma corujinha, Leôncio, e um morcego, Josué, sempre se metendo em encrencas para libertar a Mãe Nat1ureza do domínio das cobras. Nessa luta, soltam a figura errada, a Maléfica, e sem querer viram alvos do rei da Poluição, que quer destruir a floresta. Para salvá-la, em campo entram os mitos gregos Poseidon e Morfeu. E o Saci, o Curupira, a Iara, o Boto, Tupã, Jaci, os mitos todos do folclore brasileiro.

Cheia de suspense, a estória segue com batalha sangrenta e lobisomem enfurecido, encantador de serpentes e, ao contrário de outros contos de fadas, acaba com uma luta por vencer pelos habitantes da floresta.

“Enquanto as pessoas continuarem a poluir o ar, as águas dos rios e dos mares, a jogar lixo nas ruas, o rei Poluição ficará mais forte. Depende de cada um de nós controlar essa terrível ameaça”, conclui a história dessa graça de livro.

Vale a pena conferir!

ANOTE AÍ:

Os autores de “Aventura na Floresta:  Bichos e Lenda Daqui e Dacolá são Evandro Valentim de Melo e Paulo Sérgio Cavalcante Galvão.  As fotos do acervo de Evandro. O livro pode ser adquirido com Evandro, na Terracap, ou pelo e-mail: ordnave.melo@gmail.com.

About The Author

Xapuri

Related Posts

Deixe uma resposta