A Lenda da Estrela, segundo o povo Xavante 

Para o povo Xavante, que habita e protege uma bela porção de Cerrado na região leste do estado de Mato Grosso, as estrelas são olhos de pessoas encantadas que, desde o céu, nos contemplam todas as noites.

Conta a lenda que, certa noite, ao admirar o céu estrelado, um guerreiro Xavante viu uma estrela diferente, que piscava muito e, ao contrário das outras, parecia inquieta. De tanto admirá- la, o guerreiro se cansou e adormeceu.

Enquanto ele dormia, a estrela se transformou em uma linda jovem e desceu até a Terra para despertá-lo com afetos e olhares apaixonados. Em um instante, os dois se apaixonaram.

Como a moça-estrela precisava voltar aos céus, ela o convidou para acompanhá-la. O jovem Xavante quis saber como. Ao avistar uma frondosa palmeira, ela indicou: “Subamos até o alto desta palmeira. Ela crescerá, crescerá, e nos levará para os jardins do céu.”

Sentados sobre as folhas da palmeira, os dois chegaram à casa da estrela, onde os dois viveram felizes. Um tempo depois, saudoso, o guerreiro voltou ao convívio de seu povo. Porém, seu amor pela estrela era tanto que ele se despediu de todos e retornou para junto de sua amada companheira.

É por isso que, quando uma estrela pisca no céu, os Xavante dizem que é a estrela mandando o recado de que continua enamorada e feliz com seu guerreiro Xavante.

O Jovem e a Estrela – Lenda Xavante. Com edições de Zezé Weiss.

Fontes:

Juayhy 

Via Fanzine 

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas.  Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Visite nossa Loja Solidária. Encomendas via whatsapp com Janaina: 61 9 9611 6826. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil, do Caburaí ao Chuí! Camiseta Chico Mendes 

 

 

 

Comentários

%d blogueiros gostam disto: