Por José Gil Barbosa Terceiro

O escritor Arthur Passos conta em seu livro Lendas e Fatos: Crônicas do Rio Gurgueia, a história do pica-pau guardião, que teria ouvido de moradores do Vale do Gurgueia, na região sul do Piauí.

O que se diz é que existe nas matas da região uma espécie de folha encantada, capaz de livrar a pessoa de todo tipo de mal, além de trazer sorte, riquezas, promover curas e ajudar na solução de diversos problemas. A questão é que, para conseguir a folha mágica, as pessoas precisam recorrer à ajuda do pica-pau, único ser da fauna piauiense que sabe encontrar a tal folha.

Assim, numa sexta-feira da Paixão, a pessoa deve ir para a mata e procurar um ninho de pica-pau, que geralmente fica dentro de um tronco. Ao encontrar o ninho, a pessoa deve esperar o pássaro sair e tapar a entrada do buraco e se esconder para não afugentar a ave, após seu retorno.

Quando o pássaro retorna ao lugar do ninho e encontra a entrada bloqueada, com os filhotes dentro, piando em desespero, o pica-pau corre em busca da folha mágica e, ao encostá-la no bloqueio, como que por mágica, a entrada é liberada de pronto.

Assim, a ave entra no tronco em que fica o ninho para conferir os seus filhotes, deixando a folha cair ao chão. É nesse momento que a pessoa pode pegar a folha mágica, para usá-la como amuleto, ficando, assim, protegida contra todo tipo de mal.

JOSE GILJosé Gil Barbosa Terceiro – Advogado. Folclorista. Gestor do site https://causosassustadoresdopiaui.wordpress.com/. Para essa lenda, o autor cita como fontes: NOLÊTO, Rafael. Mitologia Piaga: Deuses, Encantados, Espíritos e outros Seres Lendários do Piauí. Teresina: Clube de Autores, 2019. PASSOS, Artur. Lendas e Fatos: crônicas do Rio Gurgueia. Rio de Janeiro: IBGE, 1958.

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9961 1193.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: