O carbúnculo é um lagarto mágico que carrega um grande diamante bem no centro da testa. Reza a lenda que esse ser fantástico vive com seu único dono, um ex-sacristão, no Rio Grande do Sul, nos morros que ficam na divisa do Brasil com o Uruguai.

Dizem que o carbúnculo é um ser do bem que usa a luz do seu diamante para afastar malfeitores. Dizem também que é tão bondoso e que quando encontra uma pessoa muito pobre, tira o diamante da cabeça e entrega para essa pessoa. No lugar, nasce outro.

Alguns relatos reportam que o carbúnculo é também conhecido como a “Salamanca do Jarau”, um ser mítico que vivia nas missões do sul do Brasil desde os tempos dos jesuítas. Hoje, continua por lá, emitindo raios de luz do diamante encravado na sua cabeça. Contam também que, à noite, se transforma em uma linda mulher.

 

carbunculo-zona33-com-br

Leia mais

Você sabia?

Os lagartos pertencem ao grupo de animais chamados répteis e têm o corpo coberto de escamas em lugar de pelos ou de penas. Existem mais de 3 mil espécies, ou tipos, de lagartos. Iguanas, camaleões, lagartixas e os lagartos da família Scincidae são alguns desses tipos. Os lagartos são animais de sangue frio. Por isso, a maioria deles procura lugares quentes para viver. Muitas espécies habitam regiões tropicais úmidas ou desertos secos. Os lagartos vivem debaixo da terra, sobre o chão ou em árvores e plantas. Algumas espécies passam parte do tempo na água. (Fonte: Wikipedia)

About The Author

Xapuri

Related Posts

Deixe uma resposta