A lenda das feras do Bocão: Dois mitos Kalunga –

Contam os mais velhos da comunidade Kalunga que, no rio Paranã, em um lugar espaçoso com muita água, peixes e outros animais, chamado Bocão, existiam duas feras, uma chamada Minhocão e a outra, Rodetão.

Minhocão era uma cobra sicuri que cresceu e virou uma grande fera. Já o Rodetão foi gerado de uma arraia que cresceu tanto, tanto, que virou um bicho grande, redondo e achatado.

Vivendo no fundo do rio, as feras sempre mantinham contato uma com a outra. Como Minhocão tinha mais facilidade para se movimentar, sempre se deslocava do seu cantinho para visitar o Rodetão, que não se movia do seu lugar por ser muito pesada e grande.

Na beira do Bocão havia uma estrada por onde os moradores circulavam na comunidade. Certo dia, um homem chamado João por lá passava e, de repente, avistou no meio do rio dois bichos estranhos boiados, pegando sol.

Embora assustado e com muito medo, João se aproximou para ver o que era. O que viu foram dois bichos estranhos e assustadores. João então saiu correndo e foi chamar o vizinho, que estava na roça próxima daquele local.

Chegando ao Bocão, os vizinhos não mais encontraram as feras que, depois se soube, sempre somem na água quando aparece gente. Mesmo assim, a notícia se espalhou, e a comunidade ficou muito preocupada com mais essa assombração que vinha se juntar às outras, frequentes em aparições na estrada do Bocão tanto de dia quanto de noite, por ser um lugar com muitas árvores, fechado, sombrio.

Assim, desde então, aquela quebrada do Paranã passou a causar muito susto no povo Kalunga. Quando os moradores do Riachão iam pescar, ficavam sempre em silêncio para não incomodar o Minhocão e o Rodetão.

Com o passar do tempo, a água do rio Paranã foi diminuindo e hoje as feras não aparecem mais, mas sua história continua a povoar o imaginário do povo Kalunga.

Bia Kalunga – Lourdes Fernandes de Souza –  Educadora, escritora, e líder comunitária da Comunidade Kalunga Riachão, Goiás.

About The Author

Related Posts

Deixe uma resposta