A lenda do papagaio que faz crá-crá-crá

Conta a lenda que, antigamente, morava em um vilarejo um menino muito guloso. Tudo que via, queria comer, e a gula era tanta, a pressa de comer era tamanha, que ele tinha costume de engolir a comida sem mastigá-la.

Uma vez sua mãe encontrou frutos de batoí e assou-os na cinzas.
O filho, sem querer esperar, comeu todos os frutos, tirando-os diretamente do fogo e, como sempre, engoliu-os sem pestanejar.
Os frutos do batoí são frutos cuja polpa viscosa se mantém quentíssima por muito tempo. Comendo-os tão quentes, sapecaram-lhe a garganta, de forma que doía muito e queimavam-lhe o estomago.
O menino, tentando vomitar os frutos comidos, começou a fazer força para expulsá-los. Arranhando a garganta gruindo crá-crá-crá, mas os frutos não saíam… e entalaram na garganta sufocando-o.
No mesmo momento, cresceram-lhe as asas e as penas e ele tornou-se um papagaio .Voou para longe. Até hoje pode-se ouvi-lo vagando pelas matas do lugar; voando e gritando ´crá -crá-crá´!

Fonte:  Leitura e Escrita

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas.  Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Visite nossa Loja Solidária. Encomendas via whatsapp com Janaina: 61 9 9611 6826. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil, do Caburaí ao Chuí! Camiseta Maria Bonita 

Comentários

%d blogueiros gostam disto: