Pesquisar
Close this search box.

“O ano em que eu completei 21 anos – e o FICA não. Viva o Festival de Cinema de Goiás!”

“O ano em que eu completei 21 anos – e o FICA não. Viva o Festival de Cinema de Goiás!”

Por  Mariana de Lima

Nos meses de Agosto e Setembro é quando em casa as serras e os morros queimam. Quando a casa inteira amanhece cheia de cinzas e a pele sangra com a secura que machuca.

Nasci no mesmo ano em que aconteceu pela primeira vez na Cidade de Goiás o Festival Internacional de Cinema Ambiental. Acontecimento que por duas décadas movimentou uma cidade inteira, que fez os grupos de música estarem nas ruas, os rios e as imagens virarem tema, que fez sair da boca das crianças, de forma natural e íntima, palavras e gestos de cinema. A Cidade espera como quem espera a chuva, que mesmo quando demora chega, que vai chegar o FICA.

E foi no início deste ano que a notícia chegou. Arbitrária e violenta, como todas que vêm deles. O FICA não aconteceria. Anunciaram o sepultamento de um festival de 20 anos.

Nos meses de Agosto e Setembro é também quando em casa os ventos são ventos de pipa, quando os ipês começam a esbravejar no cerrado seco.

E hoje vai acontecer o que talvez seja a mais importante exibição do De Pássaros e Infância: Maria. Esse filme que escrevi quando ainda estava na escola e que virou imagem como resultado de um curso no IFG, com incentivo de uma ação do FICA e com esforços de professoras e colegas e da família.

Hoje vai acontecer sua mais importante exibição. Primeiro porque o retorno do filme para casa é sempre outra coisa. Segundo porque vai ser exibido no FESTIVAL DE GOYAZ. O primeiro. A resposta. A reação certeira. Se vão cortar e estancar e tentar não permitir que o FICA aconteça: fazemos nós. Celebro aqui a força e a coerência dos que puxaram esse movimento na Cidade e que reagiram tão bravamente a truculência dos coronéis que se forçam ao governo e tentam cavar a cova daquilo que temos de mais precioso.

E ao falar em cova não posso deixar de lembrar que nessa semana teve uma sessão com Kleber e Juliano e Emilie – e agora falo da casa de cá, a UFF – de Bacurau, esse filme gigante que é uma carta de amor ao Brasil. Penso que é momento de fazermos isso, escrever nossas cartas, não deixar sem resposta o autoritarismo e a tirania.

Quando entrou setembro, nesses tempos de enormes angústias, me senti abraçada, ora pelo amor, ora pela fúria dos amigos que me cercam – essa fúria direcionada que mobiliza tanto e que nos torna capaz de reagir.

Viva o cinema brasileiro! Viva o Festival de Goiás! Viva Bacurau! Viva a universidade pública e os institutos federais!

Mariana de Lima  –  Estudante de Cinema na Universidade Federal Fluminense

Do Facebook da Marina Sant’Anna

 

Block

Salve! Pra você que chegou até aqui, nossa gratidão! Agradecemos especialmente porque sua parceria fortalece  este nosso veículo de comunicação independente, dedicado a garantir um espaço de Resistência pra quem não tem  vez nem voz neste nosso injusto mundo de diferenças e desigualdades. Você pode apoiar nosso trabalho comprando um produto na nossa Loja Xapuri  ou fazendo uma doação de qualquer valor pelo PIX: contato@xapuri.info. Contamos com você! P.S. Segue nosso WhatsApp: 61 9 99611193, caso você queira falar conosco a qualquer hora, a qualquer dia. GRATIDÃO!

0 0 votos
Avaliação do artigo
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

Parcerias

Ads2_parceiros_CNTE
Ads2_parceiros_Bancários
Ads2_parceiros_Sertão_Cerratense
Ads2_parceiros_Brasil_Popular
Ads2_parceiros_Entorno_Sul
Ads2_parceiros_Sinpro
Ads2_parceiros_Fenae
Ads2_parceiros_Inst.Altair
Ads2_parceiros_Fetec
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

REVISTA

REVISTA 113
REVISTA 112
REVISTA 111
REVISTA 110
REVISTA 109
REVISTA 108
REVISTA 107
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

CONTATO

logo xapuri

posts recentes