“Evém o Chibamba, neném, ele papa minino, cala a boca…”

Diz a lenda que, nas terras de Minas, quando uma criança não quer dormir é só chamar o Chibamba. Esse bicho papão mineiro era muito conhecido nas antigas fazendas por amedrontar as crianças choronas, teimosas e malcriadas, mas principalmente as que faziam birra na hora de ir pra cama.

Quem um dia topou com o Chibamba diz que ele anda envolto em folhas de bananeira, ronca como um porco e caminha dando cambalhotas, como se estivesse dançando nas noites escuras das serras de Minas.

Contam também que o Chibamba veio da África, com os seres humanos escravizados, e que foi de lá que ele trouxe o costume de se vestir com as folhas da bananeira.

Mesmo agora que os tempos mudaram, que muita criança de roça vê televisão e sabe mexer com celular, o Chibamba continua firme fazendo criança dormir no interior de Minas Gerais.

Fonte: Revista Xapuri

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.