A CUIA – CENTRAL ÚNICA DE INTEGRAÇÃO DAS ARTES apresenta o PROJETO CUIA – Um projeto de formação e intercâmbio cultural entre Goiás e Pernambuco.

Cuia 5

O Projeto Cuia começou neste 04 de agosto, no Theatro de Pirenópolis, com a participação do artista pernambucano  Adiel  Luna (PE), Coco de Feira (GO), Isabella Rovo e Victor Batista (Camerata Caipira -GO), e abertura das batuqueiras do Maracatu de Akdorge, Carla Costa e Juliana Bernardes, idealizadoras e coordenadoras do Projeto.  No ano de  2010, elas trouxeram para o estado de Goiás o baque da Nação do Maracatu Porto Rico (Recife-PE), que é liderado pelo Mestre Shacon Viana. O Maracatu de Akdorge foi formado em 2012, em Formosa (GO) e talvez seja o primeiro do estado de Goiás a seguir os fundamentos de uma Nação.

Os primeiros ensinamentos do baque da Nação foram repassados pelo Contramestre Douglas Viana, e com oficinas de fabricação das alfaias e de formação dos primeiros batuqueiros e multiplicadores culturais.

Cuia 4

O PROJETO CUIA VAI: Formar novos batuqueiros para integrar o Maracatu de Akdorge e aprofundamento do baque com o Mestre Shacon Viana; Promover encontros e trocas de saberes entre Mestres e artistas de Goiás e Pernambuco, proporcionando a integração entre diversas linguagens artísticas (música, dança, artesanato, com foco na Cultura Popular); Organizar oficinas e vivências de ritmo (toque e dança) de maracatu, coco, catira;  Realizar cortejos do Bloco CUIA (formado pelos batuqueiros e alunos do projeto) e um grande show com o grupo Coco Raízes de Arcoverde (PE); Oferecer cultura popular de maneira democrática para participação e apreciação.

O Projeto Cuia é uma REALIZAÇÃO da Akdorge Produções, em PARCERIA com Comunidade Educacional de Pirenópolis (COEPI), que neste ano celebra 20 anos de existência e com a  Nação do Maracatu Porto Rico (PE).  O projeto conta com o APOIO do Fundo de Arte e Cultura de Goiás.

Cuia 1

 

About The Author

Xapuri

Related Posts

Deixe uma resposta