Por: Zezé Weiss

Artistas Naif lançam exposição virtual sobre pandemia

E eis que nestes tempos difíceis quando, por decisão de um vírus maldito e por incompetência de um governo inapto, o mundo Brasil vira de ponta-cabeça, com nossa economia em desarranjo, nossa sociedade em crise, nossas famílias apartadas pela saudade e mortes cada vez mais perto de nós, chega o amigo Odécio com as boas-novas da resistência naif em tempos de pandemia.

Afetadas em cheio, convivendo com a crise econômica e com o medo diário do inimigo poderoso e invisível, as artes em geral, e a arte naif em particular, ressurgem fortes e belas, como uma esplendorosa Fênix, vermelha e bela que, como retratada na mitologia grega, ressurge das cinzas. É daí, dessa força estranha que surge o projeto “Um Olhar Naif nos Tempos da Covid-19”.

Lançado internacionalmente por um grupo de artistas, instituições, galeristas, profissionais da comunicação e pessoas voluntárias, o projeto se constitui em um movimento para valorizar a arte naif, e a proposta é criar um retrato deste momento, e ao mesmo tempo colaborar na abertura de espaços para ampliar as condições socioeconômicas desses artistas, segundo release do próprio movimento.

O que vem pela frente é, em tempos de pandemia, uma mostra virtual internacional, a ser depois transformada em mostras físicas, sustentadas por parcerias da arte naif, como institutos, museus, festivais, mostras e salões. Organizada por Odécio Visintin Rossafa Garcia (55 61996611935) e Oscar D´Ambrosio Paco de Assis (55 11 985711766), a mostra pretende retratar uma visão da arte naif frente à devastação causada pela Covid-19.

Aos e às artistas naif, nacionais e estrangeiros, caberá única e exclusivamente retratar este momento de crise sanitária, ambiental, política e social por meio de sua arte, ou seja, produzirem os registros que vão compor a mostra. As obras inscritas serão organizadas e mantidas, por um ano, no formato mostra virtual, nos sites www.ciaartecultura.com.br e www.blombo.com, com ampla divulgação e com links em todos os sites parceiros no Brasil e no mundo.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 30 de junho, por meio do envio da foto da obra, de boa qualidade, com descrição de título, técnica, dimensões e valor, contendo nome artístico, endereço completo, telefone e CPF do ou da artista. O envio pode ser feito por e-mail para barthonaif@gmail.com, ou via whatsapp: +55 61 996611935.

Para conhecer o projeto completo, acesse: www.ciaartecultura.com.br. Nós, da Revista Xapuri, vamos acompanhar de perto!

Zezé Weiss – Jornalista. Editora da Revista Xapuri.

 

 

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9961 1193.

Comentários

%d blogueiros gostam disto: