6 coisas absolutamente incríveis que o cérebro consegue fazer

Maravilhe-se com o poder da mente humana!

Segundo a neurociência, o cérebro possui uma capacidade excepcional de realizar atividades sem o envolvimento da consciência — ou seja, sem que as pessoas se deem conta, explica a Revista Galileu.

Estudo após estudo, a complexidade da mente humana não para de espantar os cientistas. Descubra na galeria acima seis dos superpoderes da máquina mais eficiente já criada pela natureza!

Auto programar-se para acordar – Um estudo da Universidade de Lubeck, na Alemanha, instruiu  um grupo de voluntários para que se deitassem à meia-noite, durante três noites. Os participantes foram divididos em dois grupos, sendo que um seria acordado às nove, e outro às seis da manhã. Com o grupo das nove, os pesquisadores adiantaram o horário de despertar, e acordaram-nos igualmente às seis da manhã.  Quem foi acordado às seis da manhã teve um pico de corticotrofina — hormônio do estresse — no organismo durante as quatro e meia da madrugada e as seis da manhã. Já as pessoas que foram acordadas de surpresa às seis não tiveram esse problema. Para os especialistas, o inconsciente pode ativar o relógio biológico para acelerar o processo de despertar.

Cérebro

© iStock

Saber onde os membros estão, sem ‘pensar’ – A habilidade é chamada de propriocepção e resulta da ‘conversa’ constante entre o corpo e o cérebro. Ou seja, dos nervos e músculos e das sensações exteriores ao corpo.  “O cérebro sabe onde o corpo termina e onde o ambiente exterior começa”, disse Arvid Guterstam, do Instituto Karolinska, na Suécia. 

Cérebro

© iStock

Perceber rapidamente do caráter de alguém que acabou de conhecer – Para os especialistas, a linguagem corporal é entendida pelo subconsciente, que consegue de imediato ‘classificar’ a personalidade de alguém. 

Cérebro

© iStock

Criar hábitos – O córtex pré-frontal — envolvido em tarefas complexas — comunica com o estriado (região do cérebro responsável pela fomentação de hábitos), que por sua vez envia sinais para ativar movimentos.   Com o tempo, os sinais são substituídos pela ligação do estriado com o córtex motor. Esses ciclos, juntamente com os circuitos de memória, permite a repetição de ações sem ser necessário o chamado pensamento ativo. 

Cérebro

© iStoc

Tomar decisões complexas – Uma pesquisa da Universidade de Nijmegen, na Holanda, apontou que o subconsciente é capaz de fazer melhores escolhas do que o consciente. De acordo com o estudo, a abstração de um problema pode ser algo positivo, já que o inconsciente consegue ir além da capacidade da memória ativa no momento da decisão.

Cérebro

© iStock

Identificar sons e imagens antecipadamente – Vários estudos realizados revelam que quando alguém espera que um som ou imagem apareça, o cérebro gera um sinal antecipado com sensores do córtex.  A habilidade de estar um passo à frente é importante para entender discursos. “O cérebro continuamente prevê sons, palavras e significados que os indivíduos estão a tentar produzir ou comunicar”, elucida o professor Matt Davis, doecente na Universidade de Cambridge, no Reino Unido. “Apenas notamos um objeto quando o inconsciente calcula a sua importância.” 

Cérebro

© iStock

ANOTE AÍ

Fonte: Notícias ao Minuto

Anúncios

Comentários

X
%d blogueiros gostam disto:
preloader