Por Joacir Soares d´Abadia
Dois amigos se encontram em uma praça pública toda decorada por um belíssimo jardim e composta ainda com diversos tipos de assentos e começam a recordar, nas suas conversas, de algumas idiotices colocadas em suas vidas. Nenhum sabia se o outro gostaria de estar recebendo aquilo de forma memorável.
Era como se cada um dissesse ao outro: “Partilho com você algumas idiotices que resultaram na alteração do comportamento humano”. Era um comportamento, todavia, não esperado, porém adquirido por aquilo de que a pessoa se ocupa.
Kolgs Riccool e Minnsel Siw ocupavam-se, naquele instante, das suas companhias: Wikipedia e recordações.
O doutor Kolgs Riccool palestrava em várias línguas visitando muitos países para atingir quantidades sempre maiores de pessoas que pudessem se aproximar da psicanálise aplicada. Seu currículo era invejável. Sua desenvoltura com as palavras deixava todas as pessoas extasiadas podendo auferir termos que desprestigiavam qualquer pessoa, porém a forma como os  pronunciava não causava nenhum tipo de repugnância.
O senhor Minnsel Siw trajava vestes finas. No entanto, seu modo grotesco de manejar as palavras fazia com que suas recordações fossem tão somente na desconstrução da pessoa levando-o a se idiotizar a cada vez que deixasse se silenciar.
O Dr. Riccool recordou que Ziraldo Alves Pinto (Ziraldo) que é um cartunista, chargista, pintor, dramaturgo, caricaturista, escritor, cronista, desenhista, humorista, colunista e jornalista brasileiro, criador de personagens famosos, como o Menino Maluquinho, e é, na atualidade, um dos mais conhecidos e aclamados escritores infantis do Brasil, disse que a sociedade era 95% idiota. Isso, claro, arrancou gargalhadas do senhor Siw que logo perguntou: qual será a situação de minoria não idiotizada?
Sem muita reflexão o doutor respondeu:
_ “eles recorrem à democracia”.
_ “Democracia!” – Siw pôs um suspense àquela fala, mas rapidamente ouviu: “Democracia onde todos tem direito, mas ninguém pode questionar e ainda por acaso você conhece Gianteresio (Gianni) Vattimo (Turim, 4 de janeiro de 1936) que foi um filósofo e político italiano, um dos expoentes do pós-modernismo europeu?”
— “Porventura, um filósofo brasileiro também poderia questionar a sua ‘Democracia’?, quis saber Siw porque havia pesquisado e descoberto que Benedito José Viana da Costa Nunes (Benedito Nunes) foi um filósofo, professor, crítico literário e escritor brasileiro. Foi um dos fundadores da Faculdade de Filosofia do Pará, depois incorporada à Universidade Federal do Pará e da Academia Brasileira de Filosofia. Ele rompe a barreira metafísica e se abre ao Ser: contemplar o Ser, Deus. Este é um Deus como Mistério. Contempla-se Deus; enxerga-se Deus. Ele quer superar a metafísica do Deus Morto de Friedrich Wilhelm Nietzsche, um filósofo, filólogo, crítico cultural, poeta e compositor prussiano do século XIX, nascido na atual Alemanha, escreveu vários textos criticando a religião, a moral, a cultura contemporânea, filosofia e ciência, exibindo uma predileção por metáfora, ironia e aforismo, publicou “Assim falou Zaratustra” (1883 e 1885), que influenciou significativamente o mundo moderno_, pois neste Filósofo Alemão “não existe Deus”, segundo o Padre Doutor Anselmo Matias Limberger que é Doutor em Psicologia: Psicologia Clínica. PUCSP, 2011. Mestre em Filosofia pela Pontificia Studiorum Universitas A S. Thoma Aq. in Urbe – ROMA (1990); Vice-Presidente da ANPB, eleito em fevereiro de 2019, para gestão 2019-2022.
Fazendo suas partilhas de idiotices, tanto o Dr. Kolgs Riccool quanto o senhor Minnsel Siw descobriram que ambos haviam se posicionado sobre  alguma situação de suas vidas deixando, deste modo, de serem democráticos e assumindo definitivamente que eram uns idiotas que estavam num campo aberto sem poderem reconstruir a pessoa desconstruída pela alteração do comportamento humano. Como não podiam fazer nada mais, apenas recordaram!
Padre Joacir d’Abadia, filósofo autor de vários livros

Salve! Este site é mantido com a venda de nossas camisetas. É também com a venda de camisetas que apoiamos a luta do Comitê Chico Mendes, no Acre, e a do povo indígena Krenak, em Minas Gerais. Ao comprar uma delas, você fortalece um veículo de comunicação independente, você investe na Resistência. Comprando duas, seu frete sai grátis para qualquer lugar do Brasil. Visite nossa Loja Solidária, ou fale conosco via WhatsApp: 61 9 9611 6826.

Leave a Reply

Your email address will not be published.